Apoio

“Momento é de união pelo Rio Grande do Norte”, diz Paim

Senador prestou solidariedade ao povo potiguar e destacou apoio do governo federal em segurança no estado
“Momento é de união pelo Rio Grande do Norte”, diz Paim

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O senador Paulo Paim (PT-RS) prestou solidariedade ao povo potiguar devido à onda de violência disseminada por organizações criminosas no Estado. Além de destacar as ações adotadas tanto pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), quanto pelo governo federal, o parlamentar pediu união no enfrentamento aos ataques.

“Este momento de união nacional, de resistência. […] As pessoas estão morrendo, a violência está aumentando e o nosso papel é de dialogar sobre esse tema”, afirmou Paim, em discurso ao plenário nessa segunda-feira (20).

O petista destacou ter ligado na última semana para Fátima Bezerra para tratar sobre o tema: “Demonstrei minha solidariedade a todo o povo do Rio Grande do Norte pelo que está acontecendo lá. A governadora me disse que está trabalhando com afinco para que os criminosos e as facções do crime sejam identificados, presos e que respondam pelos crimes na forma da lei”.

Ele disse ainda que, de acordo com a governadora, até o último domingo (19), dezenas de suspeitos foram presos, além de ações de apreensões de armas, carros, motos, drogas e artefatos explosivos. “A governadora me informou que tem se reunido com prefeitos para discutir ações conjuntas em defesa da população. Até o momento, mais de mil policiais chegaram ao estado, homens e mulheres da Força Nacional”, acrescentou.

Paim também reforçou o apoio que as forças de segurança estaduais têm recebido da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Penal Federal.

No final de semana, o ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou investimento de R$ 100 milhões em segurança no Estado. Outras ações envolvem destinar imediatamente viaturas, armas longas e carabinas que vão ampliar o poder de resposta das polícias estaduais.

“O governo federal está dando apoio. Esperamos que a governadora, os agentes de segurança e as forças públicas consigam vencer essa batalha”, concluiu o senador petista.

No Twitter, o líder do PT no Senado, Fabiano Contarato (ES), também prestou apoio. “Minha solidariedade ao povo do Rio Grande do Norte e à governadora e amiga Fátima Bezerra diante dos ataques da criminalidade no Estado. Somo esforços junto aos governo federal e potiguar e ao Congresso Nacional p/ ajudar a debelar esta grave crise”.

Nota

No domingo (19), o Partido dos Trabalhadores divulgou nota registrando o apoio irrestrito que o Rio Grande do Norte vem recebendo por parte do governo federal, especialmente do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que prontamente mobilizou a Força Nacional de Segurança Pública e a Polícia Federal para atuarem nesta emergência.

“Um governo democrático tem legitimidade e instrumentos para atuar com a energia necessária para garantir a segurança e os direitos da população, onde quer que seja necessário. Os governos estadual e federal estão atuando em sintonia para restabelecer a normalidade no estado”, diz o texto assinado pela deputada federal e presidenta do PT, Gleisi Hoffmann (PR).

To top