Movimentos sociais também se uniram à rede de solidariedade e prestaram sua homenagem à Dona Marisa, que teve morte cerebral anunciada nesta quinta-feira (2), aos 66 anos, em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
A Central Única dos Trabalhadores (CUT) lamentou profundamente a morte da amiga e companheira. Segundo a nota, Marisa, mulher e mãe, abriu as portas da sua casa para a militância, e esteve presente em todos os momentos da construção da luta por um país melhor e justo.
A CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) também publicou homenagem à dona Marisa. “Não há dúvida da força que Dona Marisa comprovou ter nestes 43 anos de união com o presidente Lula. Descrita pelo marido, mais de uma vez, como uma “grande mãe italiana”, Lula nunca escondeu a importância dela em sua vida e na luta que travaram juntos”, afirmou a central em nota.
O MST também prestou homenagem à dona Marisa, lembrando da sua trajetória de luta, da sua militância no sindicato dos metalúrgicos. “E se transformou na primeira operária Primeira-Dama do país”, diz a nota.
Veja abaixo notas na íntegra:
CUT:
A CUT lamenta profundamente a morte da amiga e companheira Marisa Letícia Lula da Silva, incansável militante das causas sociais e da luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras.
Dona Marisa, mulher e mãe – a querida esposa do presidente Lula -, abriu as portas da sua casa para a militância que criou o Partido dos Trabalhadores e a Central Única dos Trabalhadores e esteve presente em todos os momentos da construção da luta por um país melhor e mais justo.
Se não tivessem ao lado pessoas como Dona Marisa, uma militante forte, afetiva e determinada, Lula e a CUT jamais seriam o que são.
Nossa solidariedade à família e aos milhares de amigos que Dona Marisa conquistou nesses 40 anos em que acompanhou todos os passos do presidente Lula, apoiando, aconselhando e se colocando sempre à disposição em todos os momentos de sua vida.
O luto do Lula é o nosso luto.
Você nunca estará sozinho, companheiro!
- Marisa, presente!
São Paulo, 2 de fevereiro de 2017.
CTB:
A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) externa, nesse momento tão triste e singular, seus mais sinceros sentimos em solidariedade à família do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, no início da manhã desta quinta-feira (02), teve que anunciar que Dona Marisa não estava mais entre nós.
Não há dúvida da força que Dona Marisa comprovou ter nestes 43 anos de união com o presidente Lula. Descrita pelo marido, mais de uma vez, como uma “grande mãe italiana”, Lula nunca escondeu a importância dela em sua vida e na luta que travaram juntos.
Nos últimos anos, Marisa enfrentou de cabeça erguida um bombardeio intenso contra todos que mais amava. Foram as mais diferentes e vis ofensas que uma pessoa poderia suportar, e ela resistiu. Resistiu ao lado de Lula e com certeza deixou sua contribuição para os que aqui ficarão e terão que continuar.
Hoje, parte do imenso Brasil está de luto ao lado do presidente. A CTB testemunhou o papel muito bem desempenhado por Dona Marisa, não só como primeira-dama, mas, sobretudo, como companheira nestes últimos oito anos de investida raivosa.
O momento é de tristeza. Tiremos dele energia para lutar com as armas que Dona Marisa sempre revelou usar: o diálogo e a calma.
Força Lula, estamos ao seu lado agora e sempre…
Direção Nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil
MST:
À família e amigos do companheiro Lula
É com profundo pesar que nos dirigimos à família de Dona Marisa Letícia, em especial ao seu companheiro de vida, Luiz Inácio Lula da Silva, para manifestar nossa solidariedade e desejar força nesse momento de dor.
Dona Marisa foi uma lutadora e exemplo da classe trabalhadora. Criou seus filhos, militou no sindicato dos metalúrgicos e participou com seu companheiro em todas as batalhas da classe.
Forte e discreta, compartilhou com Lula o sonho de uma sociedade justa e fraterna. E se transformou na primeira operária Primeira-Dama do país.
Com um abraço solidário de todos militantes do MST.
A Frente Brasil Popular também se manifestou:
O MTST e a UNE também fizeram homenagens à ex-primeira dama:
Agência PT de Notícias
Leia mais: