Na mídia: estudo mostra que desempenho de cotista fica acima da média

A edição do jornal O Estado de S. Paulo, desta sexta-feira (09/11), apresenta texto apontando resultados de pesquisas realizadas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e pela Universidade de Campinas (Unicamp), onde dados apontam que o desempenho de alunos que conseguiram entrar no ensino superior através do sistema de cotas, é superior aos estudantes que ingressaram através do sistema de concorrência  universal.

Leia a íntegra do texto publicado pelo Estado de S. Paulo:
Estudos realizados pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e pela Universidade de Campinas (Unicamp) mostraram que o desempenho médio dos alunos que entraram na faculdade graças ao sistema de cotas é superior ao resultado alcançado pelos demais estudantes.

O primeiro levantamento sobre o tema, feito na Uerj em 2003, indicou que 49% dos cotistas foram aprovados em todas as disciplinas no primeiro semestre do ano, contra 47% dos estudantes que ingressaram pelo sistema regular.

No início de 2010, a universidade divulgou novo estudo, que constatou que, desde que foram instituídas as cotas, o índice de reprovações e a taxa de evasão totais permaneceram menores entre os beneficiados por políticas afirmativas.

A Unicamp, ao avaliar o desempenho dos alunos no ano de 2005, constatou que a média dos cotistas foi melhor que a dos demais colegas em 31 dos 56 cursos. Entre os cursos que os cotistas se destacaram estava o de Medicina, um dos mais concorridos – a média dos que vieram de escola pública ficou em 7,9; a dos demais foi de 7,6.

A mesma comparação, feita um ano depois, aumentou a vantagem: os egressos de escolas pública tiveram média melhor em 34 cursos. A principal dificuldade do grupo estava em disciplinas que envolvem matemática.

Clique no link para acessar o texto no site do Estadão

 

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