Pré-Bertha Lutz

No Dia da Mulher, Temer faz discurso mofado e machista

"Tenho absoluta convicção, até por formação familiar e por estar ao lado da Marcela, do quanto a mulher faz pela casa, pelo lar", disse ele
No Dia da Mulher, Temer faz discurso mofado e machista

Foto: Beto Barata/PR

O presidente Temer sintetizou em sua manifestação pública neste dia 8 de março o que pensa das mulheres e o papel a elas destinado pelo seu governo. O infeliz e desrespeitoso pronunciamento ganhou as redes sociais, tratado com ironia e crítica por parte dos internautas. No Senado Federal, foi criticado pelos senadores Lindbergh Farias (PT-RJ) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

“Tenho absoluta convicção, até por formação familiar e por estar ao lado da Marcela, do quanto a mulher faz pela casa, pelo lar”, disse ele. Em discurso impróprio, o presidente usurpador desconsiderou o fato do Brasil já ter sido governado por uma mulher, derrubada por um golpe de Estado, com sua participação.

Veja o que os governos Lula e Dilma fizeram pelas mulheres brasileiras

“Na economia, também, a mulher tem uma grande participação”, continuou ele reduzindo a mulher a uma espécie de “fiscal do Sarney” dos tempos modernos. “Ninguém mais é capaz de indicar os desajustes, por exemplo, de preços em supermercados mais do que a mulher”, disse ele desconsiderando, por exemplo, as economistas do país.

Para ele, “ninguém é capaz melhor de identificar eventuais flutuações econômicas do que a mulher, pelo orçamento doméstico maior ou menor”. “Tudo isso significa empregos e significa também que a mulher, além de cuidar dos afazeres domésticos, vai ver um campo cada mais largo para o emprego”, conclui o brilhante pensamento.

Temer ainda afirmou cinicamente que “as mulheres são tratadas como figuras de segundo grau em outras partes do mundo”, e que “devem ocupar o primeiro grau em todas as sociedades”, esquecendo que seu governo, de um total de 28 pastas, conta com apenas duas mulheres no primeiro escalão – AGU e Direitos Humanos. Ele também desconsiderou o tratamento salarial diferenciado entre homens e mulheres ao dizer que “hoje, homens e mulheres são igualmente empregados”.

Enquanto Temer desrespeitava as mulheres, no plenário do Senado Federal as senadoras da Oposição e lideranças políticas defendiam as verdadeiras causas femininas. Em especial, promoveram uma ampla denúncia do desmonte da Previdência Social que prejudica especialmente as mulheres.

MULTIMÍDIA

Gleisi critica fala machista de Temer:

 

Assista trecho da fala de Temer:

 

Reprodução autorizada mediante citação do site PT no Senado

To top