José Paulo Bisol foi um exemplo de coragem, coerência e dignidade pessoal, que se soma ao legado que ele nos deixa, de amor pela democracia, pela justiça e pelo povo brasileiro.
Sua atuação como juiz, desembargador, deputado e senador pelo Rio Grande do Sul foi marcante para uma geração de brasileiros que lutou pela liberdade e contra a ditadura.
Na campanha presidencial de 1989, a primeira do reencontro do Brasil com a democracia, Bisol representou o PSB como candidato a vice-presidente do companheiro Lula, formando com o PT e o PCdoB e a chapa da Frente Brasil Popular.
Foi uma campanha heroica e emocionante, que despertou a energia do povo brasileiro em jornadas inesquecíveis, plantando a semente que viria a dar frutos nos governos Lula e Dilma.
Nossa solidariedade à família, aos amigos e incontáveis admiradores de José Paulo Bisol.
Neste momento em que o Brasil precisa tanto de coragem e fé na democracia, assumimos um compromisso com a memória de Bisol: vamos seguir lutando pela transformação do país numa sociedade melhor e mais justa, como ele sempre sonhou.
Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores
Gleisi Hoffmann, presidenta nacional do PT
Muito triste com o falecimento de José Paulo Bisol. Fomos colegas na Constituinte. Um dos maiores juristas do Brasil. Incansável na luta pelos direitos humanos, por justiça social e contra todas as formas de discriminação e de preconceito. Minha solidariedade aos familiares.
— Paulo Paim (@paulopaim) June 26, 2021