Efeito Lula

Nova previsão pessimista furada: PT no Senado celebra recorde em vendas no varejo

Vendas do comércio crescem pelo 2º mês seguido e atingem maior patamar em 25 anos

Agência Brasil

Nova previsão pessimista furada: PT no Senado celebra recorde em vendas no varejo

Vendas do comércio crescem pelo 2º mês seguido e atingem maior patamar em 25 anos

Na passagem de janeiro para fevereiro, as vendas no comércio varejista no país aumentaram 1%, e atingiram o maior patamar da série histórica, iniciada em janeiro de 2000. É a segunda alta consecutiva, após o índice ter registrado crescimento de 2,8% em janeiro. A última vez que o varejo registrou dois meses consecutivos de alta foi em setembro de 2022 (0,5% em agosto e 0,7% em setembro). Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (11/4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Na série sem ajuste sazonal, o comércio varejista subiu 8,2% ante fevereiro de 2023, no 9º avanço seguido. O acumulado no ano mostra alta de 6,1%, enquanto o acumulado nos últimos 12 meses registrou crescimento de 2,3%. 

Os dados novamente vieram acima do esperado pelos analistas do mercado financeiro. A expectativa era de queda de 1% na comparação mensal e alta de 3,30% na anual. 

“Desta vez, foram as vendas do comércio varejista que mostraram como o Brasil está no rumo certo. O comércio não só cresceu pelo segundo mês consecutivo como o índice atingiu o maior patamar da série histórica. Continuaremos trabalhando para fazer um país cada vez melhor para todos”, comemorou Beto Faro (PA), líder do PT no Senado. 

O senador Humberto Costa (PT-PE) também celebrou os dados positivos e destacou que, com Lula, o povo retomou o poder de compra.  

“O mês de fevereiro atingiu o maior patamar da série histórica para o varejo, um recorde em 24 anos. Isso é muito positivo. Mostra uma retomada do poder de compra do nosso povo, uma conquista que nosso governo está assegurando a cada dia. A gente tem fé no Brasil e sabe que a nossa realidade só tende a melhorar cada vez mais”, enfatizou o senador. 

Seis das oito atividades analisadas na pesquisa avançaram em fevereiro deste ano. Dentre elas, os destaques foram os setores de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (9,9%) e de outros artigos de uso pessoal e doméstico (4,8%), que exerceram as principais influências sobre o resultado total do comércio varejista. 

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