A transparência e eficiência na gestão orçamentária e financeira do Estado tem uma nova ferramenta: o novo Sistema Integrado de Administração Orçamentária e Financeira do Governo Federal (Siafi) , foi colocado no ar na segunda-feira (2) pela Secretaria do Tesouro Nacional.
Estruturada em fases, a nova versão promove uma interface intuitiva ao usuário e possibilita maior flexibilidade e rapidez no desenvolvimento ou alterações de funcionalidades do sistema, aumentando a capacidade de gestão. Aspectos de segurança também foram incorporados ao sistema, com objetivo de atender aos critérios de confidencialidade, integridade e disponibilidade da informação.
Módulos e Funcionalidades – A primeira fase conta com duas versões da aplicação, que incluirão os módulos Contas a Pagar e a Receber (CPR), Programação Financeira e Demonstrativos, e parte do módulo básico que dá sustentação ao sistema. Dentre as funcionalidades da primeira versão estão: módulo de mensagens, tabelas de apoio, inclusão de documentos hábeis, realização de compromissos, demonstrativos de compromissos e integração online com sistemas externos.
O projeto foi estruturado de modo que o detalhamento de novas fases seja feito ao longo da implementação da fase corrente. O direcionamento é para que a próxima fase do Novo Siafi contemple os demonstrativos contábeis, fiscais e estatísticos alinhados ao novo modelo de Plano de Contas Aplicado ao Setor Público.
O projeto prevê ainda adequar sistemas do Siafi aos padrões de interoperabilidade do Governo Federal (e-ping), promove uma interface única para integração entre sistemas e facilita o intercâmbio de informações. O novo sistema tem um conjunto de mecanismos de integração por interfaces compatíveis com diferentes aplicativos.
O Siafi foi implantado em 1987 para registrar, processar e controlar atos de gestão orçamentária, financeira e patrimonial da União.