O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assinou no último sábado (13/1) a ordem de serviço que vai permitir a elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia e posterior execução das obras de construção da ponte sobre o rio São Francisco – ligando os municípios de Penedo, em Alagoas, e Neópolis, em Sergipe, na rodovia BR-349/AL/SE.
A construção da ponte é uma reivindicação histórica da população local. O senador Rogério Carvalho (PT-SE), que esteve na cerimônia, lembra que o sonho da construção da ponte foi iniciado ainda na gestão do ex-governador Marcelo Déda e sairá do papel graças ao presidente Lula.
“Dois estados, dois municípios e um sonho. O sonho que começou com Déda, vem agora pelas mãos de Lula transformar a vida dos sergipanos e alagoanos. Muito orgulho de, ao lado de Lula, fazer parte disso”, destacou o senador.
De acordo com o Dnit, a nova estrutura representará um impulso de desenvolvimento entre Alagoas e Sergipe e permitirá maior segurança no deslocamento dos milhares de habitantes existentes nas duas regiões, uma vez que o rio São Francisco representa um indutor histórico da região e a ligação rodoviária entre as duas cidades permitirá a continuidade desse desenvolvimento.
A obra demandará investimentos de aproximadamente R$ 203 milhões e terá como consequência um estímulo à economia local, diversificando também os serviços ligados ao turismo. O prazo estimado para execução dos projetos e das obras é de 36 meses.