ONU: Brasil apresenta propostas para as Telecomunicações

Propostas do Líder do PT, Walter Pinheiro, podem estar entre as novas normas internacionais de TI.

A delegação brasileira que participa da Conferência Mundial de Telecomunicações Internacionais (WCIT-12), que acontece em Dubai, nos Emirados Árabes, apresentou suas propostas nesta terça-feira (04/12), no segundo dia do encontro, que acontecerá até o próximo dia 14. O líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (PT-BA), que integra a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) faz parte da delegação brasileira.

Pinheiro é autor de três sugestões oferecidas pelo comitê brasileiro, que alteram os regulamentos internacionais de telecomunicações e tratam do uso das telecomunicações para a cidadania, com enfoque em: segurança, saúde e inclusão social, por meio da facilitação do acesso aos serviços – ainda ausentes nos princípios da UIT.

“Um exemplo são os serviços de socorro e de emergência, como os que podem ser incorporados aos centros de desastres, que são fundamentais para o alívio e prevenção de tragédias. Outro destaque é o estabelecimento de cooperações que trarão mais acesso dos cidadãos à educação e à saúde e outros serviços de inclusão, como nas áreas econômicas, a exemplo do serviço de pagamentos bancários por meio de celulares”, enumera documento.

A WCIT-12

A conferência que ocorre em Dubai é um evento da Organização das Nações Unidas e tem como objetivo atualizar as atuais regras das telecomunicações. “O documento final vai definir os princípios gerais para a prestação de serviços e exploração das telecomunicações internacionais. As novas regras vão estabelecer as bases para a inovação e o crescimento do mercado. Um dos maiores desafios da conferência será também o problema chave da governança da Internet”, explica Pinheiro.

Com informações da Agência Senado

Saiba mais sobre a Conferência (link em inglês)

 

Leia mais:

Pinheiro participa de abertura de evento mundial sobre telecomunicações

Brasil levará propostas para evento da ONU sobre telecomunicações

Brasil deve lutar para reduzir custos do setor de tecnologia

To top