Defesa da Democracia

Operação da PF avança e prende mais terroristas

Policiais atuam no cumprimento de oito mandados de prisão e dezesseis de busca e apreensão. Senadores apontam necessidade de avanço nas investigações
Operação da PF avança e prende mais terroristas

Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (20), a primeira fase da Operação Lesa Pátria, para identificar participantes, financiadores e fomentadores dos atos terroristas de 8 de janeiro, em Brasília.

A PF cumpre oito mandados de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão, expedidos pelo STF. A operação ocorre no Distrito Federal e nos seguintes estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.

“Polícia Federal segue investigando os crimes contra a nossa Pátria perpetrados por golpistas e seus aliados. O trabalho técnico é contínuo e de acordo com a lei. Medidas cautelares e coercitivas obedecem às ordens do Poder Judiciário. A democracia venceu e vencerá”, disse o ministro da Justiça Flávio Dino.

Os mandados de prisão têm como alvo duas pessoas no DF, três em São Paulo e mais três em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Mato Grosso do Sul.

Os crimes investigados envolvem, inicialmente, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, além de destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

“É importante que as instituições estejam funcionando bem, pautadas pela lei, com a finalidade de punir os agressores da democracia. Não haverá trégua para aqueles que atentaram contra a democracia e o Estado de Direito”, destacou o senador Humberto Costa (PT-PE), presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH).

O senador Paulo Rocha (PT-PA) destaca a necessidade de continuação das investigações para que todos os responsáveis pela tentativa de consumação de um golpe de Estado no último dia 8 sejam devidamente punidos, de acordo com o devido processo legal.

“É fundamental a ação da Polícia Federal para coibir, até mesmo, novas tentativas de golpe que venham a ser articuladas. Como disse o presidente Lula, todos que conspiraram com a democracia brasileira precisam ser devidamente investigados, julgados e condenados. Não há espaço para absolver ou conceder anistia para quem pratica crime e golpeia a democracia brasileira”, enfatizou o senador.

De acordo com a Polícia Federal, as investigações continuam. A corporação pede para que, caso alguém tenha informações sobre pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os ataques, encaminhe a identificação para o e-mail: [email protected].

To top