Pagamento da revisão do teto das aposentadorias é antecipado para o dia 1º

No site da Previdência é possível saber se estão ou não contemplados nos lotes de pagamento ao preencher os dados indicados

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que tem direito a receber de R$ 15 a R$ 19 mil referentes ao terceiro lote de pagamento dos créditos com direito à revisão, terão o dinheiro na conta no dia 1º de novembro. O Ministério da Previdência decidiu antecipar o pagamento, que estava previsto para o final de novembro.

Para saber se têm direito à revisão, os segurados devem consultar o site do Ministério da Previdência, clicar em consulta à revisão do teto e informar o número de benefício, o CPF, a data de nascimento e o nome completo para saber se estão ou não contemplados nos lotes de pagamento.

Este é o terceiro lote de créditos da revisão por teto pago pelo INSS. No total, serão R$ 105,2 milhões, repassados a 5.961 beneficiários nesta etapa. O quarto lote, que vai pagar créditos superiores a R$19 mil, também será adiantado, segundo o ministério. O pagamento será feito dia 2 de janeiro de 2013 e não até dia 31 do mesmo mês, segundo previsão inicial.

Pagamentos
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O pagamento da revisão do teto das aposentadorias foi determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em setembro de 2010. Na ocasião, foi decidido que o INSS deveria revisar os valores de aposentadorias e pensões cujo valor foi limitado pelo teto da Previdência na data especificada. A decisão atingiu aposentados e pensionistas que começaram a receber o benefício entre 5 de abril de 1991 e 31 de dezembro de 2003.

Em outubro de 2011, o INSS pagou o primeiro lote da revisão pelo teto a beneficiários que tinham direito a receber até R$ 6 mil. O segundo lote, pago a quem tinha crédito entre R$ 6 mil e R$ 15 mil, foi repassado em maio desse ano. O depósito dos valores da revisão, segundo o INSS,  vai ocorrer por meio de crédito especial, separado do pagamento mensal.

Atendimento por telefone e internet
Grande parte dos serviços prestados pela Previdência Social está disponível para os segurados por meio da Central 135 e também pela Internet. Na Agência Eletrônica do Segurado, o cidadão pode agendar o atendimento eletrônico.

A Central 135 funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, exceto para os segurados do Rio de Janeiro e de São Paulo, que deverão ligar das 8h às 23h, por conta do horário de verão. A ligação é gratuita para todo o País quando realizada de telefone público ou fixo e tem custo de chamada local quando feita de celular.O cidadão também pode tirar dúvidas e consultar o calendário mensal de pagamento de benefícios, retirar o Extrato Previdenciário mediante apresentação de senha, requerer o auxílio-doença, consultar as perícias- médicas já agendadas, além de outros serviços.

Agencia Brasil

Portal Brasil

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