Paim: acordo do Aerus sairá até o Dia do Trabalhador

Paim: acordo do Aerus sairá até o Dia do Trabalhador

Acordo, de interesse de pensionistas da Varig e Transbrasil, poderá sair na próxima semana
 

Senador participa ativamente das
negociações para que beneficiários
recebam seus direitos

A vigília de quase dois meses no Congresso Nacional dos pensionistas do antigo fundo de pensão Aerus, composto por ex-funcionários da Varig e da Transbrasil, pode estar perto do fim. Nesta quinta-feira (24), o senador Paulo Paim (PT-RS) afirmou, em discurso no plenário, que as negociações estão evoluindo entre beneficiários do fundo e o Governo Federal.

A expectativa do senador é de que seja anunciado o acordo até o Dia do Trabalhador. “Há perspectiva real do entendimento. Provavelmente, até o dia 1º de maio teremos uma resposta concreta”, destacou Paim. “[Os pensionistas] dialogaram com os vários ministros e ficou mais ou menos ajustado que as coversas vão continuar”, completou o senador gaúcho, que tem dado importante contribuição nas rodadas de negociações.

O caso
Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que a União indenize a empresa aérea Varig em decorrência de perdas financeiras, ocorridas entre 1985 e 1992, decorrentes de congelamentos de preços ocorridos durante o Plano Cruzado.

Parte do dinheiro será usada para quitar dívidas trabalhistas e pendências com aposentados e pensionistas do fundo Aerus. A conta estimada pela Advocacia-Geral da União é de R$ 3 bilhões, mas os credores calculam que o valor ultrapasse os R$ 6 bilhões.

Desde que se iniciou as negociação para o pagamento da indenização, em 1992, já falecerem 953 pessoas que reivindicavam os direitos relativos à sua participação no Aerus.

Leia mais:

Paulo Paim cobra posição do governo sobre o Aerus

Governo apoia negociação para solucionar caso Aerus

To top