Paim alerta para risco da crise internacional afetar o Brasil

O senador Paulo Paim (PT-RS) fez um alerta em Plenário, nesta segunda-feira (17), para o risco de o Brasil ser contaminado pela crise econômica internacional, que pode afetar, em sua opinião, os índices de crescimento do Produto Interno Bruto, como também causar efeitos negativos aos trabalhadores, fazendo aumentar o desemprego.

Concordando com ponto de vista da presidente Dilma Rousseff, Paim observou que o Brasil precisa dar sua contribuição para o combate à crise mundial, sem, no entanto, desarticular suas políticas internas de combate às desigualdades e deficiências de nosso sistema produtivo e distributivo.

Segundo ele, graças aos programas sociais introduzidos pelo ex-presidente Lula e continuados por Dilma, o Brasil tem sido capaz de enfrentar qualquer crise, por conta, sobretudo, do fortalecimento do mercado interno.

– Nossa política de distribuição de renda melhorou sensivelmente o poder de compra de nossa população, fomentando oportunidades e acesso a serviços de qualidade – disse.

Paim defendeu também a tese de que, a pretexto dos sacrifícios que a crise internacional deva impor, o Brasil não deve ceder em seu compromisso com as reformas sociais internas urgentes.

Brasil sem Miséria
Paim relatou ainda sua participação na cerimônia de assinatura do termo de pactuação do Plano Brasil sem Miséria ocorrida em Porto Alegre na semana passada. Durante o evento, em que participaram a presidente Dilma Rousseff, vários ministros e os três governadores da Região Sul, Dilma anunciou a liberação de R$ 1 bilhão dos cofres da União para as obras de construção do metrô de Porto Alegre.

Leia o discurso do senador 

Fonte: Agência Senado

 

To top