Paim apela para que estados cumpram piso salarial

Jorge Viana fala da importância da educação e da melhora apresentada pelo Acre no setor.

Paim apela para que estados cumpram piso salarial

Para Paim, o País avançou na área educacional, 
mas é preciso valorizar ainda mais os professores

No dia dos professores, o senador Paulo Paim (PT-RS) voltou a pedir para que os estados cumpram o piso nacional do magistério (Lei 11.738/2008). Segundo o petista, a legislação representa uma inédita valorização para os profissionais da área. “O piso salarial representa uma inédita valorização para os profissionais da área, em paralelo aos mecanismos de qualificação, como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica”, disse, se referindo a programas de especialização oferecidos pelo Governo Federal.

O senador ainda destacou que, na última década, o Brasil experimentou avanços significativos na área educacional, com o processo de universalização da educação, a ampliação vertiginosa das escolas técnicas e profissionalizantes e a expansão das universidades federais, além da criação do ProUni e da lei de cotas. Apesar disso, Paim ressalta a necessidade de se valorizar os professores.

Para Paim, também se faz necessário que haja material pedagógico de boa qualidade e um suporte adequado às escolas, seja quanto à qualificação do professor, seja quanto ao fornecimento de infraestrutura material, além de um salário decente para o professor.

No mesmo sentido, o senador Jorge Viana (PT-AC), também dedicou o seu

10299119043_81502e14a7

 “Uma mudança na qualidade de vida do nosso
 povo, só vai se dar, se de fato, a educação
 for uma prioridade”

pronunciamento aos profissionais da educação. Para ele, o caminho para que o Brasil possa continuar a crescer e se desenvolver, passa pela melhoria da qualidade na educação.

“Se nós discutirmos infraestrutura, vamos ter que levar em conta que ela sem educação não é nada. A educação é que nos vai garantir uma melhor colocação, de maneira sustentável. Eu não tenho dúvida do crescimento econômico que o Brasil pode experimentar, mas uma mudança na qualidade de vida do nosso povo, o encontro do País com o desenvolvimento sustentável, só vai se dar, se de fato, a educação for uma prioridade”, disse.

Viana, que foi governador do Acre por oito anos, destacou que, em sua gestão, o estado decidiu investir de forma mais pesada na educação. O senador destaca que o Acre saiu das últimas para as primeiras colocações nos índices de medição da qualidade de educação no País.

“Criamos uma cultura de respeitar o servidor, mas respeitar não pagando salário de miséria. Respeitar pagando salários num estado pobre, que pagava melhor salário do que São Paulo e disputava com um salário que era bom, inclusive na época em que o Cristovam Buarque era governador do Distrito Federal. Melhoramos os salários, melhoramos a formação e criamos um modelo de escola adaptados à região, a Amazônia”, elencou Viana, apontando os caminhos adotados pelo Acre para melhorar a qualidade da educação no estado.

Leia mais:

Senadoras do PT destacam a importância de valorizar o professor

 

Wellington ressalta desempenho educacional no PI

PNE: relatório mantém inclusão de alunos

Dilma: em 2022, o repasse dos royalties chegará a R$ 112,25 bilhões

To top