Paim celebra pauta positiva do Congresso e passe livre no RS

O senador Paulo Paim (PT-RS) elogiou a decisão do Congresso Nacional de priorizar a apreciação de matérias que respondem às reivindicações expressas nas manifestações que há duas semanas vêm tomando as ruas do País. “Tenho recebido uma verdadeira avalanche de mensagens via correio eletrônico, Facebook, Twitter, telefone e cartas, para que sejam incluídos na pauta positiva do Senado e da Câmara vários projetos de interesse de milhões de brasileiros. Mas as pessoas que estamos avançando”, relatou o senador em discurso ao Plenário, na tarde desta quinta-feira (27).

Paim também comemorou a decisão anunciada nesta tarde pelo governador de seu estado, Tarso Genro (PT), de conceder o passe livre para estudantes a partir de 1º de agosto. Para o senador, tanto os Executivos quanto o Legislativo estão fazendo esforços para avançar, “dentro de seus limites, numa visão republicana”. Ele defendeu que a pauta positiva contemple uma solução para o reajuste real dos benefícios pagos a aposentados e pensionistas e o fim do fator previdenciário. “Vamos também avançar no debate da redução de jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salário; vamos votar de forma definitiva o fim do voto secreto no Congresso Nacional em todas as situações”

Paim também defendeu a aprovação definitiva dos estatutos da Juventude, da Pessoa com Deficiência e a taxação das grandes fortunas. “Por que não aproveitamos esse momento democrático, em que o povo está nas ruas, nas praças, e não colocamos em votação esses projetos?”. Pra ao senador, o Legislativo já fez muito nos últimos dias, “mas podemos fazer muito mais”.

Um dos primeiros parlamentares a defender a derrubada da PEC 37, Paim reuniu-se com o presidente do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público dos Estados e da União, Procurador da Justiça José Valdo Silva, que agradeceu ao senador sem empenho em demonstrar os problemas contidos na matéria.

To top