Paim comemora posição de ministro pelo fim do fator previdenciário

Paulo Paim: Criado no governo de FHC, fator previdenciário só trouxe prejuízos aos trabalhadores do Regime Geral da PrevidênciaO senador Paulo Paim (PT-RS), nesta segunda-feira (23), classificou como “muito positiva” a entrevista do ministro da Previdência Social, Carlos Gabas, ao jornal O Estado de S. Paulo. Paim, defensor do fim ao fator previdenciário, destacou trecho da entrevista em que o ministro diz haver entendimento por parte do governo federal sobre a necessidade de encontrar uma alternativa ao fator.

Paulo Paim apresentou emendas às Medidas Provisórias (MP 664 e MP 665) no intuito de viabilizar uma solução para o tema. Além disso, o senador é autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), defendida pelo ministro. A iniciativa permite à mulher se aposentar com salário integral ao 55 anos de idade e 30 de contribuição. O homem terá essa possibilidade aos 60 de idade e 35 de contribuição. “É bem melhor que o fator previdenciário”, defendeu Paim.

O petista também se mostrou satisfeito com o trecho da entrevista em que o ministro Carlos Gabas, disse que o governo Dilma vai iniciar uma discussão com os movimentos sindicais para acabar com o fator previdenciário.

“Essa notícia é muito positiva, pois vem ao encontro de uma preocupação enorme dos brasileiros”, disse. “Acredito piamente que possamos chegar a um entendimento entre o Congresso, os movimentos sociais e o Executivo, sem radicalismo, apostando nessa construção de uma nova fórmula, que seria a fórmula 85/95”, concluiu.

Criado em 1999, durante o governo Fernando Henrique Cardoso, o fator previdenciário, segundo Paulo Paim, trouxe apenas prejuízos aos trabalhadores do Regime Geral da Previdência, principalmente aqueles que ganham mais do que um salário mínimo. “Há um redutor, devido a esse famigerado fator que faz com que, no fim, o camarada se aposente ainda mais cedo e volte a trabalhar. Não resolve nada para a Previdência”, disse.

Leia mais:

Paim aprova mudança nas aposentadorias proposta pelo governo

Bancada petista no Senado apresenta 60 emendas à Medida Provisória 664

To top