Paim conclama aposentados a lutarem por qualidade de vida

Em audiência na CAS, representante do governo disse da preparação dos servidores para o afastamento

Paim conclama aposentados a lutarem por qualidade de vida

Paim: mudanças são resultado da cobranças
que população faz aos políticos

Em audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), nesta quinta-feira (15), para debate sobre a qualidade de vida dos aposentados, requerida pelo senador Paulo Paim, representantes dos aposentados e pensionistas do serviço público federal cobraram a paridade no valor dos vencimentos dos aposentados e pensionistas aos salários recebidos pelos servidores da ativa.

Paim, reconhecido pela defesa dos aposentados e pensionistas, disse que certa vez ouviu do ex-presidente Lula que não dá para ficar reclamando das coisas e permanecer no sofá. “Só acredito nas mudanças a partir do movimento da população que vai para as ruas, cobrar dos políticos e valorizar seu voto. Aqui, nesta comissão, temos o espaço para o debate, para o contraditório”, assinalou o senador.

A secretária de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Ana Lúcia Amorim, participou da audiência pública e deu relato sobre as ações do governo federal para a preparação dos servidores públicos que vão se aposentar. Nos próximos anos, disse, cerca 200 mil servidores públicos federais entrarão no contingente de pessoas aptas a solicitar a aposentadoria, o que seria motivo de preocupação, principalmente na intenção de preservar a qualidade de vida.

Segundo a secretária Ana Lúcia, o MPOG tem feito trabalhos de qualificação e capacitação de 300 servidores que irão trabalhar para replicar a outros disseminadores orientações sobre como lidar e o que fazer depois da aposentadoria. “Trabalhamos aspectos relevantes como saúde física e mental, psicológica, estrutura social e condições de vida para que os futuros servidores federais que se aposentarão aproveitem o que de melhor tem a aposentadoria”, disse Ana Lúcia.

“Hoje temos uma política maléfica aos aposentados”, criticou a diretora da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), Cleuza Maria Faustino do Nascimento. Cleuza apontou que a legislação garante 50% dos vencimentos aos servidores federais que deixam a ativa, o que reflete na qualidade de vida dos trabalhadores.

To top