Paim debaterá relação comercial entre Brasil e Argentina

O senador Paulo Paim (PT-RS) é o autor do requerimento para a realização de uma audiência pública para debater o comércio bilateral entre o Brasil e a Argentina, agendada para esta terça-feira (12/06), às 9 horas, na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado. 

O protecionismo argentino que cresce a cada dia, principalmente em relação ao Brasil, o que tem significado na prática enormes prejuízos para os exportadores brasileiros. Na divisa do Rio Grande do Sul com a Argentina, na cidade de Uruguaiana com a cidade Pasos de Los Libres, inúmeras carretas aguardam há semanas pela liberação alfandegária para que os produtos brasileiros sigam ao consumidor final. Essa demora, com maior exigência de documentação e recolhimento de impostos extras, tem contribuído para aumentar o descontentamento entre os empresários dos dois lados.

Por mais que o Brasil também tenha adotado retaliações para a entrada de produtos argentinos, a barreira comercial a diversos produtos brasileiros, segundo o senador Paim, tem levado prejuízo considerável às fábricas sediadas na região Sul.

Paim convidou para a audiência pública os presidentes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Artur Henrique da Silva Santos; da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah; da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Heitor Müller; e dos Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul, Cláudio Affonso Amoretti Bier. O senador Paulo Paim é presidente da CDH e a senadora Ana Rita (PT-ES) é a vice-presidente do colegiado.

Com informações da Agência Senado

To top