Paim celebra 21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Paim celebra 21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Paim: “Incluir e não discriminar é recepcionar o outro, abrir-se, ombrear com ele na construção de um novo modelo de sociedade”Um dia para comemorar a inclusão. Assim o senador Paulo Paim (PT-RS) define o 21 de setembro, data dedicada a lembrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A data foi instituída por iniciativa do senador, para lembrar que a natureza respeita e acolhe o diferente. “Se o homem respeitasse as diferenças como a natureza respeita, com certeza estaríamos com uma concepção de vida muito mais humanitária e melhor para todos, disse.

Este ano, será a primeira vez em que se comemora formalmente a sanção do Estatuto da Pessoa com Deficiência.  “Estamos, assim, iniciando esta semana, que, com certeza, serve para aumentar o nível de consciência de todos os brasileiros sobre a questão da deficiência”, disse, chamando para a audiência pública marcada para a próxima-quarta-feira, na Comissão de Educação.

Em seguida, na quinta-feira (24), o plenário vai parar para entregar a Comenda Dorina Nowill a pessoas que se destacaram na luta pela inclusão da pessoa com deficiência.

Paim reforçou que, com o Estatuto, o desrespeito ao que estabelece a legislação é passível de punição e que alguns direitos dos deficientes ficam absolutamente claros e inquestionáveis. Entre eles, o auxílio inclusão, que garante um complemento para a pessoa com deficiência que não possui9r renda mínima superior a um quarto do salário mínimo vigente.

Ele citou outros pontos da nova legislação como a adoção do desenho universal para que as empresas que contribuem para a empregabilidade das pessoas com deficiência; dar prioridade na tramitação de processos na Justiça e na Administração direta das pessoas com deficiência; incluir os surdos na isenção de IPI para a compra de veículos e adaptação de veículos em autoescolas para o treinamento de pessoas com deficiência. E reforçou que o mais importante é que por mérito próprio, mais e mais pessoas conquistam cada vez mais espaço, melhorando, assim, as condições de vida.

Por outro lado, o parlamentar enfatizou que, apesar dos avanços na legislação, é preciso que a sociedade consolide o que foi determinado “se apropriando desses conceitos e incorporando esse novo olhar, esse novo tato, essa nova forma de integrar as pessoas com deficiência”.

Ele concluiu chamando todos a participar de iniciativas que façam com que o Estatuto chegue de fato ao mundo do trabalho, às escolas e à sociedade como um todo. “Incluir e não discriminar é recepcionar o outro, abrir-se, ombrear com ele na construção de um novo modelo de sociedade”.

 

Leia mais:

Paim propõe ampliação do teto para acesso a Benefício de Prestação Continuada

Com novo Estatuto, a deficiência não será mais vista como antes, diz Paim

Plenário do Senado aprova Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência

Paim celebra Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência após 20 anos de espera

 

 

 

 

 

 

 

 

To top