O senador Paulo Paim (PT-RS) mostrou esperança, nesta quarta-feira (9), em plenário, de que o governo federal apresente uma solução para o fundo Aerus antes do feriado de Páscoa.
“Tenho muita esperança de que, nesse clima de Páscoa que se aproxima, a gente construa esse acordo antes da Páscoa para que esses homens e mulheres que estão aqui acampados, alguns com mais de 80 anos, possam retornar para as suas casas para passar a Páscoa com suas famílias”, disse o senador, se referindo aos pensionistas que se encontram acampados no Salão Verde da Câmara dos Deputados aguardando uma solução para o caso.
O senador também relatou as mensagens que chegam de todo o Brasil, de apoio e solidariedade àqueles que estão acampados no Congresso.
“Eu vejo as mensagens que chegam pela Internet, nas quais os filhos os chamam de heróis. E são heróis mesmo, porque estão ali lutando por um bem que, sabemos, é da família, porque se eles voltam a receber o salário a que tinham direito a família toda é contemplada.”, destacou. “Tem uns que dizem que só saem dali de maca ou quando houver uma solução”, emendou.
Entenda o caso
Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que a União indenize a empresa aérea Varig em decorrência de perdas financeiras ocorridas entre 1985 e 1992, decorrentes de congelamentos de preços ocorridos durante o Plano Cruzado, por cinco votos a dois.
Parte do dinheiro será usada para quitar dívidas trabalhistas e pendências com aposentados e pensionistas do fundo Aerus. A conta estimada pela Advocacia-Geral da União é de R$ 3 bilhões, mas os credores calculam que o valor ultrapasse os R$ 6 bilhões.
Leia mais:
Paulo Paim cobra posição do governo sobre o Aerus