Referindo-se ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, o senador Paulo Paim (PT-RS) disse, nesta quinta-feira (13/09), que a coincidência entre essa data e a entrada da primavera sugere o começo de tempos melhores e de surgimento da esperança.
Ele disse que essa também era a ideia do pernambucano Cândido Pinto, militante dessa causa, que referia-se ao 21 de setembro como a um tempo de desabrochar das flores, em que as pessoas com deficiência deveriam invadir as ruas com suas cadeiras de rodas, muletas e bengalas, reivindicando seus direitos e mostrando quão inacessíveis são as cidades e seus equipamentos urbanos.
“A luta do movimento das pessoas com deficiência, entretanto, deve ser contínua. Ainda existe uma caminhada importante a ser percorrida na ampliação e modernização da legislação para a área, conforme determina a Convenção Internacional Sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência”, disse o senador.
Paim defendeu da mesma forma uma mudança cultural que motive as pessoas com deficiência a viverem em igualdade de direitos e oportunidades. Ele recomendou a consolidação dos direitos já adquiridos e a incorporação dos avanços mais recentes do debate internacional sobre o assunto.
“A busca pela acessibilidade deve ser uma busca permanente de todos nós. É uma busca que deve começar dentro da gente, percebendo que em uma pessoa com deficiência existe um ser humano com necessidades e potencialidades humanas”, disse ainda Paim.
Agência Senado