Paim pede cuidado com o meio ambiente e uso racional de recursos naturais

Paim propõe mudança no padrão de consumo da água e respeito à naturezaO Dia Mundial da Ecologia e do Meio Ambiente, que se comemora no dia 5 de junho, foi lembrado pelo senador Paulo Paim (PT-RS) nesta quarta-feira (3), em discurso ao plenário. Ele lembrou, principalmente, a importância da preservação de bens e reservas naturais, como a água. “Todos nós sabemos, por exemplo, que a escassez de água potável ameaça a vida no planeta. A população mundial tem aumentado e, com ela, o consumo de água”, enfatizou.

A escassez de um produto aparentemente tão abundante no Brasil pode se transformar numa das mais sérias ameaças ao desenvolvimento sustentável e à paz no planeta. Essa, na visão do Conselho Mundial da Água, é uma possibilidade assustadora e cada vez mais concreta, já que, atualmente, mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo não contam com o mínimo de 50 litros diários de água, sem os quais a vida não é possível.

No dia em que o mundo comemora o meio ambiente, o senador gaúcho fez um apelo pela consciência das pessoas. Para que adotem atitudes mínimas no sentido de preservar bens naturais como a água e usar com parcimônia produtos químicos que aumentam a poluição e atingem diretamente o meio ambiente.

“O Dia Mundial da Ecologia e do Meio Ambiente pede de nós não apenas reflexão, mas também que aumentemos o nível de consciência individual e coletiva e, também façamos uma urgente mudança no padrão de comportamento na defesa do meio ambiente”, concluiu.

O parlamentar destacou ainda que todo o ciclo de vida depende e está ligado à natureza, que também participa de maneira decisiva no desenvolvimento econômico das nações.

 “A biodiversidade é a base das atividades agrícolas, pecuárias, pesqueiras e florestais e da indústria biotecnológica”, ressaltou, lembrando que a biotecnologia, feita a partir da fauna e da flora, formam o patrimônio de um País.

Além de contribuírem para o desenvolvimento farmacológico e agrícola, a diversidade genética é essencial para a obtenção de colheitas mais produtivas e até para a pesquisa de componentes que dependem de matéria-prima transformada.

Leia mais:

Ângela Portela quer plano para garantir água e energia para a Amazônia

To top