Paim pede mais atenção à educação inclusiva

O senador Paulo Paim (PT-RS) destacou, nesta terça-feira (04/09), a educação inclusiva, definida por ele como aquela que contempla com o direito básico todas as pessoas, sem qualquer distinção.

“Estamos trabalhando para que isso seja uma realidade no Brasil. Mas os dados ainda são preocupantes”, lamentou o senador, que mencionou dados do último censo do IBGE mostram que 95% das crianças deficientes entre 6 e 14 anos estão na escola.

Por outro lado, mais de 60% dos brasileiros de 15 anos ou mais não têm instrução ou têm apenas o fundamental incompleto. Entre a população sem deficiência, esse número é de 38%. Segundo Paim, o ideal é que no futuro não haja escola inclusiva, já que todas as escolas serão capazes de receber todos os alunos, sem exclusão.

“Não basta que as escolas tenham crianças com deficiência em sala de aula, é necessário que os professores desenvolvam atividades em grupo, algo que busque a cooperação entre os colegas de classe, algo que faça com que todos se sintam participantes do aprendizado”, avaliou Paim, que também disse haver a necessidade de que a deficiência deixe de ser vista como uma tragédia pessoal. Para ele, a deficiência precisa ser encarada como algo natural na vida cotidiana das pessoas.

Paulo Paim pediu ainda mais preparo dos professores, mais recursos estruturais e mais tolerância dos alunos sem deficiência, para que todos se sintam parte do processo de aprendizado. O convívio entre alunos com e sem deficiência ajuda na integração e no preparo das crianças para o mundo, ressaltou.

“Em pleno século 21, não podemos permitir um comportamento atrasado de exclusão”, declarou.

Brasil nas Paralimpíadas
O senador aproveitou para elogiar o desempenho dos atletas brasileiros que estão disputando as competições da Paralimpíada de Londres.

“O Brasil vem desempenhando um excelente papel. Até ontem os nossos atletas contavam com sete medalhas de ouro, três de prata e três de bronze. Nesse sentido, a vitória é pessoal, mas é coletiva, pois, está vencendo os limites, vencendo os preconceitos”, disse.

Solução para os Precatórios
O senador tratou ainda da questão dos precatórios. Paim pediu mais atenção do governo com a situação dos trabalhadores que não conseguem receber os valores a que tem direito e defendeu a possibilidade de pagamento de financiamentos habitacionais com os valores a receber na forma de precatórios.

“Precisamos buscar uma fórmula eficaz e justa para os problemas dos precatórios. Devemos insistir na reivindicação de uma posição prioritária para os credores mais idosos, seus dependentes, os deficientes, com a convicção de que, por mais deficitárias, as finanças da União, não devemos onerar ainda mais a vida daqueles que tanto, tanto trabalharam por este País”, destacou.

To top