Paim se emociona ao homenagear vítimas de Santa Maria

Senador gaúcho leu mensagem espiritual recebida no Instituto Bezerra de Menezes.

Paim se emociona ao homenagear vítimas de Santa Maria

Paulo Paim se emociona durante
pronunciamento

O senador Paulo Paim (PT-RS) subiu à tribuna, nesta terça-feira (05), para prestar homenagem às vítimas do acidente ocorrido na noite do último dia (27/01), na boate Kiss, localizada na cidade de Santa Maria (RS). Emocionado, o senador gaúcho leu uma mensagem espiritual em plenário. “A única certeza que tenho é a de que esses jovens estão num outro plano, estão no plano espiritual, em nova fase de evolução. Eles cumpriram uma missão aqui na Terra. O dia e a hora estavam marcados, e eles foram chamados. Voaram como pássaros, batendo asas, não como um ‘adeus’, mas como um ‘até mais’ a todos nós, porque um dia todos nós vamos com eles nos encontrar.

No domingo à noite, uma mensagem espiritual foi recebida no Instituto Bezerra de Menezes. A mensagem espiritual disse: ‘esses jovens que passaram por essa prova já haviam se preparado, e agora, juntos, fazem o que prometeram. Há uma razão justa. Eles desejavam um mundo melhor’. Estavam lá estudando, se preparando. Compromisso, como eu vi que muitos diziam, com os direitos humanos que tinham aqueles jovens. Enfim, a dor dos que se amam, com certeza, não tem como nós medirmos.”

Paim lamentou que acidentes como o de Santa Maria tenham de ocorrer para que só então se tome providências para combater o que já estava errado. Paim lembrou que, em todo o País, várias casas noturnas apresentam condições de segurança semelhantes às da boate onde ocorreu o incêndio. Em apenas uma semana, foram interditadas mais de 400 casas noturnas em todo o País, por motivos como falta do alvará de funcionamento ou o não cumprimento das regras de segurança.

O senador contou que recebeu em seu gabinete, durante a manhã, a visita da defensora pública, Liziane Alves, que acompanha os desdobramentos do caso. Segundo Paim, ela relatou que diversas crianças ficaram órfãs de jovens que eram pais e morreram na tragédia. “Existem agora crianças de jovens pais que estavam nessa casa de espetáculo que”, disse Paim que também destacou o trabalho realizado pela Defensoria Pública na atenção a essas crianças.

Paulo Paim ainda ressaltou um pedido dos familiares, para que o local onde funcionava a boate, fosse desapropriado para que, no local, fosse construído um memorial em homenagem às vítimas.

Providências
A bancada gaúcha no Senado encaminhou requerimento conjunto à Mesa Diretora da Casa para instalação de uma comissão especial para adoção de regulamentação federal mais rigorosa para os locais de eventos com grande aglomeração de pessoas. A proposta é tratar das alternativas de prevenção e segurança dos estabelecimentos, sejam comerciais, esportivos ou de entretenimento. As normas devem facilitar a sua aplicação e a fiscalização permanente do poder público e do próprio usuário dos serviços.

Paulo Paim – juntou a senadora Ana Amélia (PP) e o senador Pedro Simon (PMDB) – visitou o local dos velórios e de atendimento às famílias das vítimas da tragédia na boate Kiss no dia 27 de janeiro.

Com informações da Agência Senado

Confira a íntegra do discurso de Paulo Paim

To top