Paim volta a defender criação da Universidade do Mercosul

Paim volta a defender criação da Universidade do Mercosul

Uma universidade, sediada no Rio Grande do Sul e que possa atender  tanto aos estudantes que concluem o ensino médio (ou equivalente) nos quatro países do Mercosul – Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai – quanto às necessidades de pesquisa e extensão  no Cone Sul. Esse é o objetivo do projeto de lei apresentado ainda em 2007 pelo senador Paulo Paim. O PLS 17, que autoriza a União a criar a Universidade do MERCOSUL, voltou a ser defendido pelo parlamentar gaúcho.

Esta semana, ele recebeu correspondência da Câmara Municipal de Uruguaiana – localizada na fronteira entre Brasil e Argentina – pedindo que a cidade seja a sede da nova universidade e insistiu na aprovação do projeto, que aguarda designação do relator para ser apreciado pela Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul

O projeto prevê que a nova instituição ofereça educação superior, além de atividades de pesquisa e extensão, com foco nas questões dos países membros do Mercosul e direcionada aos estudantes dessas nações.

Ao justificar a apresentação do projeto, o senador gaúcho explica que a Universidade do Mercosul  poderia ser uma forma de unir os esforços para educação  de jovens do Cone Sul . “Ela poderá se tornar um centro de ensino cujos diplomas tenham validade internacional”, observou.

“Espero merecer a atenção dos nobres pares para o presente projeto, que, certamente, beneficiará populações do Brasil e dos países vizinhos. Passarão eles a ter maiores oportunidades de se conhecer e de crescer na cultura, na ciência e nas profissões, respondendo a seus desafios de desenvolvimento”, reforçou o senador.

Conheça o projeto:

To top