Paim: votação do fim do fator previdenciário sairá

Segundo o presidente da Câmara, Marco Maira, a matéria entrará na pauta em outubro.

Paim: votação do fim do fator previdenciário sairá

O fim do fator previdenciário foi pedido em Plenário, nesta segunda-feira (08/10), pelo senador Paulo Paim (PT-RS). O Senado já aprovou o fim do fator previdenciário e a proposta agora está em análise na Câmara dos Deputados (PL 3299/2008). O senador acrescentou que, durante a campanha nos municípios gaúchos, encontrou o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), que lhe prometeu colocar a proposta em votação ainda em outubro.

Segundo Paim, o fim do fator previdenciário é um pedido unânime da população, não apenas de seu estado, mas de todo o país. Ele explicou que o fator “confisca” metade do salário do trabalhador brasileiro no ato de sua aposentadoria. A mulher perde em torno de 51% do valor enquanto o homem perde cerca de 40%. “Em todos os momentos o que eu mais ouvi pela unanimidade dos partidos, dos militantes, da população em geral, era que eu voltasse à tribuna do Senado para pedir, pelo amor de Deus, o fim do fator previdenciário. Foi unânime. Não tem um cidadão deste país que não queira o fim do fator e uma política de valorização aos aposentados”, afirmou.

O senador afirmou ter prometido aos eleitores com quem conversou durante suas andanças pelo Rio Grande do Sul no período eleitoral, que voltaria à tribuna do Senado para defender o fim do fator e a implementação de uma política de valorização do aposentado e pensionista.

Com informações da Agência Senado

Conheça a proposta sobre o fator previdência PL 3299/2008

To top