Legislação de trânsito

Parecer de Teresa para desconto na renovação da CNH de motoristas acima de 50 anos é aprovado

Proposta relatada pela senadora Teresa Leitão prevê desconto devido ao prazo menor para renovação da licença em relação aos motoristas mais novos

Alessandro Dantas

Parecer de Teresa para desconto na renovação da CNH de motoristas acima de 50 anos é aprovado

Proposta relatada por Teresa Leitão segue para a Comissão de Constituição e Justiça em decisão terminativa

A renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode ficar mais barata para motoristas entre 50 e 70 anos. A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira (20/2) relatório favorável da senadora Teresa Leitão (PT-PE) ao Projeto de Lei (PL5.153/2023) que estabelece desconto de 50% no valor cobrado pela renovação da CNH de condutores dessa faixa etária. Os condutores acima dos 70 anos poderão ter direito a 70% de desconto.

O projeto determina que o desconto será calculado sobre o valor integral cobrado aos condutores pelo órgão executivo de trânsito a título de taxa administrativa na renovação do documento.

O autor da proposta, senador Fernando Dueire (MDB-PE), argumenta que a cobrança sem diferenciação aos condutores sujeitos a prazo menor de renovação impõe ônus financeiro desproporcional aos maiores de 50 anos. O projeto seria, na visão do autor, uma forma de privilegiar a isonomia e a inclusão no trânsito.

“O projeto traz justiça para aqueles que renovam a sua habilitação […] É necessário, por uma questão de justiça social e por uma questão etária, que nós tenhamos a respeitabilidade de cumprir um protocolo de justiça. Isso aqui não é benefício, é justiça”, disse o senador.

Na avaliação da senadora Teresa Leitão, se os indivíduos com idade entre 50 e 70 anos precisam renovar sua habilitação duas vezes a cada dez anos, é justo que paguem a metade daqueles que podem renovar uma única vez a cada década.

A senadora também argumenta que o projeto contribui para a manutenção da capacidade aquisitiva da faixa etária beneficiada, assim como a sua realocação no mercado de trabalho, citando como exemplo a possibilidade de trabalho como motorista de aplicativos ou de táxi.

A proposta segue agora para a análise e decisão final na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Com informações da Agência Senado

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