Defesa da Democracia

Partidos interpelam Bolsonaro por ataque ao sistema eleitoral

Em “live”, Bolsonaro, mesmo reiterando não possuir provas sobre suas acusações, alegoua haver “fortes indícios” de irregularidades nas apurações eletrônicas das eleições brasileiras
:: Agência PT de Notícias31 de julho de 2021 14:48

Partidos interpelam Bolsonaro por ataque ao sistema eleitoral

:: Agência PT de Notícias31 de julho de 2021

Um conjunto de partidos requereu ao Corregedor-Geral Eleitoral, Ministro Luís Felipe Salomão, do Tribunal Superior Eleitoral, a interpelação do Presidente Jair Bolsonaro, para que preste esclarecimentos sobre as acusações e apresente eventuais documentos e provas de suas ilações promovidas durante sua transmissão nas redes sociais que acusam o sistema eleitoral brasileiro de irregularidades. Assinam o pedido o Partido dos Trabalhadores, Solidariedade, MDB, PDT, PSDB, PSOL, REDE, Cidadania, PV, PSTU e PCdoB.

A “live” de Bolsonaro na última quinta-feira, 29, motivou o pedido dos partidos. Durante sua fala, Bolsonaro, mesmo reiterando não possuir provas sobre suas acusações, alegava haver “fortes indícios” de irregularidades nas apurações eletrônicas das eleições brasileiras. Para isso, lançou mão de vídeos compartilhados em redes sociais e em explicação gravada em vídeo por um suposto programador, informações já desmentidas diversas outras vezes pela Justiça Eleitoral, pelos veículos de imprensa e por especialistas em segurança digital.

Na petição, os partidos destacaram que, além de não ter comprovado qualquer fraude, como prometera, promoveu graves ataques às instituições da República, lançando acusações a autoridades públicas, antecipando debate eleitoral e utilizando-se de estrutura pública para palanque político. No entendimento dos partidos, Bolsonaro deve apresentar à Justiça documentos que demonstrem o que disse e vem dizendo, sob as penas da lei.

 

Leia mais:

Bolsonaro admite não ter provas de fraude eleitoral e aposta no golpismo

Leia também