Paulo Paim alerta para crescimento do tráfico de pessoas

ONU: 2,4 milhões de pessoas são traficadas por ano, em 241 rotas ilegais - 110 passam pelo Brasil.

Em discurso realizado nesta terça-feira (16/10), o senador Paulo Paim (PT-RS) alertou para o crescimento do tráfico internacional de pessoas, crime que, segundo informou o senador, movimenta US$ 32 bilhões anualmente e só perde para o comércio irregular de drogas e de armas.

Ao traçar um panorama da situação em âmbito mundial, Paim ressaltou que, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 2,4 milhões de pessoas são traficadas todos os anos no mundo, por meio de 241 rotas de transporte ilegal, das quais 110 passam pelo Brasil.

“O destino de quase todas as vítimas é o trabalho escravo, o mercado clandestino de órgãos e tecidos, a exploração sexual e a prostituição forçada. Todas as vítimas logo perdem seus direitos e viram mercadoria descartável nas mãos dos traficantes”, lamentou. “No mundo sombrio do tráfico de pessoas”, de acordo com Paulo Paim, o traficante que comete esse tipo de crime, tem poder total sobre a vítima, faz a lei, é o dono da verdade e impõe as regras com ameaças e violência física.

“Aqueles que se submetem já estão fragilizados por suas condições adversas, estão presos a dívidas impagáveis e são privados até de seus documentos”, acrescentou.

O senador aproveitou para cobrar mais ação das autoridades brasileiras no combate a este crime transnacional. Segundo ele, Goiás é o estado de onde sai o maior número de pessoas, seguido por São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. “Em nosso País, o comércio ilegal de pessoas apareceu ativo em 520 municípios. O principal destino da ‘mercadoria humana’ brasileira é a Europa Ocidental, principalmente, Espanha, Portugal, França e Itália. Na América, os Estados Unidos tornaram-se o principal consumidor desse mercado humano oriundo do Brasil”, relatou.

O parlamentar ainda chamou atenção para a proliferação de sites suspeitos de serem aliciadores a serviço do tráfico. “Centenas de sites suspeitos acenam com ofertas tentadoras, prometendo uma vida de sonho no exterior, emprego, passagens aéreas, moradia, alimentação e até estudos. Tudo mentira. Estão tentando, na verdade, aliciar mais gente”, afirmou.

Quadrilhas cada vez mais organizadas
No último final de semana, o programa “Fantástico” apontou para ação fraudulenta de uma possível quadrilha especializada no tráfico de pessoas. Na ocasião, apresentou-se uma família de Monte Santo, no sertão baiano, que teve os cinco filhos tirados de casa e entregues para adoção em 2011. A guarda provisória das crianças foi assinada em “tempo recorde” pelo juiz Vítor Manoel Xavier, sem a presença dos pais biológicos e da promotoria de Justiça. 

O deputado Luiz Couto (PT-PB), primeiro vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas, é um dos autores do requerimento para a investigação do suposto esquema na Bahia. Segundo ele, a CPI vai realizar diligência em Monte Santo – ainda sem data marcada – para ouvir as pessoas envolvidas na adoção e solicitar as providências cabíveis.

“O fato chama atenção. Mostra que as quadrilhas estão cada vez mais organizadas e ganhando dinheiro à custa do sofrimento alheio”, afirmou Luiz Couto. Para ele, “o atestado de pobreza não pode ser o elemento determinante para que os filhos sejam retirados dos pais, como aconteceu com a família do sertão baiano”, argumentou.

 

Com informações de agências de notícias

 

To top