Paulo Paim preside Conselho da Comenda Hélder Câmara

O órgão, a ser comandado por Paim, indica,
anualmente, cinco personalidades a serem
homenageadas por contribuição relevante
à defesa dos direitos humanos

O Conselho da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara elegeu o senador Paulo Paim (PT-RS) para presidir o colegiado em 2013. O órgão foi instituído em 2010 e indica, anualmente, cinco personalidades a serem homenageadas pelo Senado por sua contribuição relevante à defesa dos direitos humanos no Brasil.

Os homenageados são apresentados à Mesa do Senado até o dia 5 de novembro de cada ano e uma sessão destinada à entrega do título é convocada em dezembro. Os candidatos são indicados por entidades governamentais e não governamentais que desenvolvam atividades relacionadas à defesa e promoção dos direitos humanos, além de senadores e deputados.

Em 2012, os agraciados com a Comenda Hélder Câmara foram Dom José Maria Pires, arcebispo emérito da Paraíba; Felício Pontes Júnior, procurador da República no Pará; Manoel Conceição Santos, líder sindical de trabalhadores rurais; João Baptista Herkenhoff, professor e juiz aposentado e o arcebispo emérito de São Paulo, cardeal Dom Paulo Evaristo Arns.

Com informações da Agência Senado

To top