Pela primeira vez, um milhão de alunos nas universidades federais

Pela primeira vez, um milhão de alunos nas universidades federais

Instituições públicas federais ultrapassam marca histórica, graças ao número crescente de alunos a partir de 2003

 

Apenas em 2013, salto de 23% sobre o total
de matriculas do ano anterior

Apesar da abordagem negativa dada pela reportagem do jornal O Estado de S. Paulo desta segunda-feira (5), acerca das obras que ainda se encontram inacabadas em algumas universidades federais brasileiras, o volume crescente de matrículas registradas a partir do ano de 2003, mostra o sucesso da política adotada pelo governo federal na última década, com a priorização da expansão da oferta de vagas no ensino superior.

As universidades federais ultrapassaram neste ano, pela primeira vez, a marca de um milhão de matrículas. Dados preliminares do Censo da Educação Superior de 2012 mostram salto de 23% nas matrículas em comparação a 2012.

As matrículas de 2013 somam vagas presenciais e também na modalidade a distância, responsável por 11% do total. “Ter um milhão de matrículas é uma meta que vínhamos perseguindo”, afirmou o ministro da Educação, Henrique Paim.

O total de alunos do ensino superior, segundo o censo anterior, de 2012, era de sete milhões – 73% em universidades particulares. De acordo com o Ministério da Educação, o número de vagas nas federais chegou a 337.356 em 2013. O ano de 2013 foi o primeiro também em que a marca de 100 mil concluintes na rede federal foi ultrapassada, chegando a 103 mil formandos.

A expansão da rede federal teve forte avanço a partir de 2007, quando o governo federal criou o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Quase 20 universidades foram criadas, chegando a 63 neste ano, e mais de 170 novos campus foram abertos – muitos em cidades do interior.

Com informações do O Estado de S. Paulo

Leia mais:

Brasil e França assinam parcerias na educacão, ciência e tecnologia

To top