Proposta de Pimentel foi apresentada em reunião da Comissão de Relações ExterioresO líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT/CE), propôs nesta quinta-feira (16), que o investimento nas forças armadas brasileiras (Exército, Marinha e Aeronáutica) seja debatido no processo de formulação do Plano Plurianual (PPA 2016/2019). A proposta foi feita durante audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) que discutiu sobre o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron). O colegiado debateu o controle das fronteiras da região amazônica com o comandante do Exército, general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas.
Segundo o senador, é possível organizar uma reunião logo após a remessa do PPA ao Congresso Nacional, em agosto. “Podemos discutir as ações e as emendas de cada uma das armas, garantindo um planejamento qualificado até 2019”, disse. Pimentel sugeriu que também sejam apresentadas e debatidas emendas de comissões permanentes do Senado que se refiram às forças armadas, inclusive da Comissão de Relações Exteriores. A proposta foi aceita pelo presidente da CRE, senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP).
Pimentel relembrou que, em 2007, a mesma estratégia foi utilizada com sucesso. “Naquele período, fizemos um diálogo sobre o conjunto de demandas das forças armadas e conseguimos conjugar o PPA 2008/2011 com o Orçamento de 2008. E, inegavelmente, tivemos um aporte de recursos significativo nas ações estratégicas das três armas”, disse.
PPA
O PPA organiza e viabiliza o conjunto das políticas públicas do governo para um período de quatro anos e os caminhos a serem trilhados para viabilizar essas metas. O documento declara as escolhas do governo e da sociedade, indica os meios para a implementação das políticas públicas e orienta a ação do Estado para a execução dos objetivos pretendidos.
Fonte: Assessoria de imprensa do senador José Pimentel
Leia mais:
Pinheiro preside comissão que vai aprimorar o Pacto Federativo