Pimentel quer debate sobre recursos para forças armadas no Plano Plurianual

Pimentel quer debate sobre recursos para forças armadas no Plano Plurianual

Proposta de Pimentel foi apresentada em reunião da Comissão de Relações ExterioresO líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT/CE), propôs nesta quinta-feira (16), que o investimento nas forças armadas brasileiras (Exército, Marinha e Aeronáutica) seja debatido no processo de formulação do Plano Plurianual (PPA 2016/2019).  A proposta foi feita durante audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) que discutiu sobre o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron). O colegiado debateu o controle das fronteiras da região amazônica com o comandante do Exército, general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas.

Segundo o senador, é possível organizar uma reunião logo após a remessa do PPA ao Congresso Nacional, em agosto. “Podemos discutir as ações e as emendas de cada uma das armas, garantindo um planejamento qualificado até 2019”, disse. Pimentel sugeriu que também sejam apresentadas e debatidas emendas de comissões permanentes do Senado que  se refiram às forças armadas, inclusive da Comissão de Relações Exteriores. A proposta foi aceita pelo presidente da CRE, senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP).

Pimentel relembrou que, em 2007, a mesma estratégia foi utilizada com sucesso. “Naquele período, fizemos um diálogo sobre o conjunto de demandas das forças armadas e conseguimos conjugar o PPA 2008/2011 com o Orçamento de 2008. E, inegavelmente, tivemos um aporte de recursos significativo nas ações estratégicas das três armas”, disse.

PPA

O PPA organiza e viabiliza o conjunto das políticas públicas do governo para um período de quatro anos e os caminhos a serem trilhados para viabilizar essas metas. O documento declara as escolhas do governo e da sociedade, indica os meios para a implementação das políticas públicas e orienta a ação do Estado para a execução dos objetivos pretendidos.

Fonte: Assessoria de imprensa do senador José Pimentel

Leia mais:

Pinheiro preside comissão que vai aprimorar o Pacto Federativo

Barbosa destaca papel do Congresso na aprovação das medidas de ajuste

To top