Pinheiro está entre os 10 parlamentares mais influentes do Congresso

Dos 11 parlamentares eleitos na relação dos “Cabeças do Congresso”, sete integram a base de apoio parlamentar do governo.

Pinheiro está entre os 10 parlamentares mais influentes do Congresso

O senador petista destaca-se como negociador
na lista do Diap

O senador Walter Pinheiro (PT/BA) está entre os mais influentes parlamentares do Congresso Nacional, segundo o ranking do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). O senador petista está na décima posição como antecipou nesta segunda (11), o jornal Valor Econômico. Pinheiro integra pela 15ª vez consecutiva, desde 1997, a relação dos “Cabeças” do Congresso Nacional. Destaca-se como negociador.

Dos 11 parlamentares eleitos, sete integram a base de apoio parlamentar do governo. Pinheiro é o único baiano e único senador do Partido dos Trabalhadores, no ranking do Diap. O PT entrou no ranking com dois deputados: Chinaglia e o líder na Câmara, José Guimarães (CE), em nono lugar, além do senador Pinheiro, em décimo. Desde o primeiro ranking dos dez mais, realizado em 1996, o PT é o partido que mais teve parlamentares entre os mais influentes do Congresso, num total de 47. O PMDB vem a seguida, com 43 e o PSDB aparece em terceiro lugar, com 31.

“A relação dos dez parlamentares mais influentes do Congresso Nacional é liderada pelos principais partidos da base de sustentação do Governo Dilma, o PMDB e o PT”, diz o jornalista Antonio Augusto Queiroz, diretor de pesquisas do Diap, no texto de apresentação da publicação que apresenta dos dez mais.

Os eleitores dos dez mais do Diap são os 100 parlamentares que “conduzem o processo decisório no Congresso”, os chamados “Cabeças do Congresso”, escolhidos por uma série de critérios que vão desde a reputação até os projetos que cada um conseguiu negociar e aprovar, passando por sua função institucional na Câmara e Senado.

Em primeiro lugar ficou o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, seguido do líder da bancada do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha e em terceiro, o deputado Arlindo Chinaglia (SP), líder do overno na Câmara.

Veja a lista do Diap


To top