Pinheiro propõe melhor gestão e acompanhamento de obras

Para o senador, Parlamento atuará no sentido de observar os obstáculos e buscar viabilizar as execuções das obras.

O desempenho das execuções de obras de infraestrutura no País foi tema de debate, nesta quinta-feira (24/05), na Comissão de Serviços e Infraestrutura (CI) do Senado. O senador Walter Pinheiro (BA), líder do PT na Casa, defendeu maior empenho do Congresso Nacional no acompanhamento das execuções das obras. Para ele, em muitos casos, há falhas no gerenciamento e na gestão dos programas de rodovias e ferrovias.

Os senadores membros da Comissão apresentarão à ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Gleisi Hoffmann, na próxima semana, um diagnóstico de algumas obras. Na oportunidade, a ministra receberá o primeiro levantamento do grupo de trabalho, após encontro com o Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. “A ministra vai receber uma radiografia das rodovias, ferrovias, portos e hidrovias brasileiros, que ajudará no trabalho do ministério. A próxima etapa é propor um cronograma de execução das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) destinadas à Copa do Mundo de 2014”, explicou Pinheiro.

Para o senador, os membros da Comissão atuarão no sentido de observar os obstáculos e buscar viabilizar as execuções. Ele propõe um modelo de gestão autônomo e ágil que gerencie por obra e dê respostas rápidas, como nos casos de algum empecilho que venha a ser identificado, por exemplo, na fase de liberação das licenças necessárias para a execução dos trabalhos. “Não podemos ter em um mesmo projeto com mais de 16 pessoas coordenando, como já foi identificado em alguns casos. Precisamos de um sistema de gerenciamento mais propositivo para o efetivo cumprimento dos cronogramas estabelecidos nas etapas de cada projeto”, defendeu.

Durante os debates da comissão, os senadores ressaltaram a necessidade de o Governo Federal aumentar os investimentos em infraestrutura como forma de afastar as ameaças de reflexo da crise mundial sobre a economia brasileira.

Copa
Os balanços das Obras da Copa também terão acompanhamento dos senadores. A proposta de Pinheiro é realizar uma reunião semelhante a que já ocorreu no Ministério dos Transportes, porém com as presenças dos ministros do Esporte, Aldo Rebelo e do Planejamento, Mirian Belchior.

O senador indicou que os números de cada balanço, como o divulgado esta semana, devem ser apresentados à Comissão, com antecedência, o que permitirá qualquer interferência que possa agilizar a execução das obras de mobilidade urbana em cada cidade sede da Copa.

Assessoria de Imprensa do senador Walter Pinheiro

To top