PT Argumento

Plataforma facilita acesso da militância ao legado do PT

PT Argumento, criado em 2016, inaugura novas funcionalidades; e Casa 13 também “abre as portas” após reforma
Plataforma facilita acesso da militância ao legado do PT

Foto: Reprodução

As semanas e meses seguintes ao golpe parlamentar contra Dilma Rousseff, em 2016, não foram só de indignação e luto pela democracia. Era preciso correr para recuperar informações preciosas que rapidamente iam desaparecendo das bases de dados do Planalto. Ao mesmo tempo, iniciava-se o desmonte de políticas públicas nos dois lados da Praça que separa Legislativo e Executivo.

A combinação entre guarda da memória dos governos do PT e monitoramento do retrocesso pós golpe deu origem ao PT Argumento, um banco de dados guiado por glossário que abre ao navegante dados oficiais de cada programa governamental e sua evolução ao longo do tempo, inclusive por unidade da Federação. Além disso, aponta o que foi feito de cada uma dessas políticas e o trabalho das bancadas do PT no Senado e na Câmara para evitar seu desmonte pelos governos Temer e Bolsonaro.

A ideia da então assessora do Gabinete Pessoal da Presidência da República, Daisy Barretta, foi abraçada pelas Lideranças do PT no Congresso.

“A plataforma nasce de uma necessidade premente, que era consolidar o legado num espaço dinâmico. Sofremos o golpe e, imediatamente, no parlamento, viu-se que começava o desmonte daquelas políticas. Que se agravou, acelerou-se no governo Bolsonaro. Havia desmonte porque havia legado, você só desmonta aquilo que foi construído”, relembra Daisy Barretta, que destaca a preservação da memória como um traço do PT: “a gente não inventou a roda. O PT sempre tevê tradição de consolidar dados, construir memória, valorizar a história do país.”

A decisão, conta a assessora da Liderança do PT no Senado, foi construir uma plataforma que não fosse estática, mas que registrasse tudo de forma organizada, que dialogasse com o presente e olhasse para o futuro. “A gente acompanha o trabalho do Congresso para difundir ações da bancada que buscam retomar o avanço do processo civilizatório”. Ou seja, com base no legado construído, os desafios são manter as conquistas, evitar o desmonte e construir alternativas legislativas para buscar mais avanços.

Para dar conta desse necessário dinamismo, o PT Argumento precisou se adaptar: “avançamos para um sistema mais moderno e que dialoga melhor com a difusão de informações. Acrescentamos registros fotográficos, reorganizamos dados e discursos para facilitar o acesso pelos usuários. E também tornamos a plataforma mais responsiva, permitindo sua navegação pelo celular”, enumera Daisy, que projeta como próximo passo o lançamento de aplicativo para celular.

Vida real
Ferramenta essencial no acompanhamento de políticas públicas, um dos papéis do Congresso, o PT Argumento não faz apologia, nem a incentiva, esclarece Daisy: “apologia dialoga com fake news, não fazemos isso. É uma base de dados que carrega consigo o histórico dos avanços produzidos nos governos do PT. As informações falam por si”.

Ela vai além, e sugere que o usuário, ao acessar o banco de memórias dos governos do PT, desenvolva o pensamento crítico sobre o que pode ser melhorado numa próxima gestão popular e democrática.

“São poucos os programas que não deram tão certo, mas não se deve fugir de temas complexos, com sentido crítico, porém afetuoso, fraterno, para mudar o estado de coisas. Avanços e dificuldades, a plataforma tem esse amplo olhar”.

Para acessar o conteúdo, é preciso fazer um cadastro, que o usuário encontra neste endereço.

Reconhecimento
As mudanças foram elogiadas pelos senadores. Paulo Paim (PT-RS) parabenizou as lideranças do partido nas duas Casas pela renovação da plataforma digital. Segundo ele, o PT Argumento é um importante caminho de comunicação e de informação sobre a atuação da nossa bancada no Congresso e dos legados dos governos Lula e Dilma: “as pessoas têm à disposição um instrumento de resistência, de cidadania e da verdade.”

O líder da bancada, Paulo Rocha (PT-PA), gostou da nova navegação. “A companheirada terá acesso ao site com uma nova e melhor apresentação, mas com os mesmos grandiosos e importantes dados das gestões que mudaram para melhor o nosso país. Ainda será possível ver como os últimos governos jogaram por terra boa parte dessas conquistas. Acessem o quanto antes”, estimulou.

Jean Paul Prates (PT-RN) confessou orgulho ao ver tanto conteúdo reunido num só lugar. “O site do PT Argumento em sua nova versão ficou bem legal!  Nele dá pra gente ver o tanto que o Partido dos Trabalhadores já fez por esse Brasil e o quanto ainda pode fazer. Pra quem já conhece o PT, é uma fonte a mais de informação, e pra quem ainda não conhece é uma oportunidade de saber mais sobre o trabalho do PT pelo Brasil”, aplaudiu.

Já para Humberto Costa (PT-PE), “o PT Argumento, mais do que um repositório, é um arcabouço vivo do legado dos nossos governos. A partir dele, podemos dispor de uma série de dados sólidos com os quais é possível ter uma precisa radiografia de um período do Brasil”. Segundo Humberto, essa ferramenta se torna ainda mais poderosa “em um momento em que os fatos e a verdade são tão aviltados e solapados por fake news.”

Casa 13
Há novidades também em outra ferramenta digital, mas essa tocada pelo PT. É a Casa 13, que atende as lideranças do partido nas cidades e estados e fornece o aporte necessário às candidaturas, por meio de material de campanha e informações.

Na Casa 13, os diretórios e militantes encontram materiais exclusivos preparados para cada campanha, além de orientações jurídicas sobre o calendário das eleições e dados locais e nacionais para alimentar o debate político.

Depois de uma reforma que foi bem além da “pintura”, a Casa 13 será reinaugurada nesta segunda-feira (1° de agosto), com mais interatividade e responsividade.

To top