Solidariedade Internacional

Prefeitura de Barcelona repudia discurso de ódio de Bolsonaro

Em nota, governo municipal da cidade europeia repudia atitudes machistas, racistas e autoritárias do presidente eleito
Prefeitura de Barcelona repudia discurso de ódio de Bolsonaro

Foto: Reprodução/PT Nacional

A Prefeitura de Barcelona divulgou no dia 14 de novembro declaração institucional em que condena o discurso de ódio e violência de Jair Bolsonaro, presidente eleito no Brasil. A nota repudia as atitudes machistas, racistas e autoritárias do militar e exige a proteção e o cumprimento estrito dos direitos previstos na Constituição de 1988.

Além disso, expressa o apoio da cidade de Barcelona a todos os cidadãos e cidadãs do Brasil que estão mobilizados contra o radicalismo do capitão reformado. As autoridades dmanifestam ainda profunda preocupação pela nomeação do juiz Sérgio Moro como ministro da Justiça, defende o envio de missão internacional de observadores para avaliar a independência do Judiciário brasileiro e a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conforme habeas corpus concedido pelo juiz Rogério Favretto, do Tribunal Regional Federal da 4a. Região, de Porto Alegre.

A declaração, aprovada pelo Pleno (instância máxima da Prefeitura), repudia ainda as ideias do movimento Escola Sem Partido, a criminalização dos movimentos sociais e exige a proteção dos direitos dos povos originários e quilombolas. Em vídeo, o vice-prefeito de Barcelona, Gerardo Pisarello, manifesta preocupação com da extrema-direita no Brasil e em toda a Europa. Sobre Bolsonaro, ele afirma:

“O seu discurso escandalosamente autoritário, homofóbico, classista, machista e racista não vai nos calar. Nós não esquecemos o assassinato de Marielle Franco e os movimentos sociais que lutam há anos pela liberdade e pela dignidade no Brasil. Por isso, a Prefeitura de Barcelona aprovou uma declaração institucional que condena o discurso de ódio do presidente eleito do Brasil e se compromete com a defesa dos direitos humanos neste país irmão e exige a libertação imediata do ex-presidente Lula, condenado em um processo marcado por enormes irregularidades”.

A declaração da Prefeitura de Barcelona também envia uma mensagem a todos os ativistas, acadêmicos e integrantes de movimentos sociais, populares e sindicais do Brasil que estão sendo perseguidos no Brasil por combater a extrema-direita: “ vocês não estão sós, Barcelona está do seu lado. É preciso dizer alto e forte: ninguém solta a mão de ninguém. Mandamos um abraço bem forte desde Barcelona, com o Brasil sempre na cabeça e no coração”.

https://www.facebook.com/GerardoPisarelloPrados/videos/2067099793346969/

 

To top