Presidente do HSBC é convocado para prestar esclarecimentos à CPI do Carf

Presidente do HSBC é convocado para prestar esclarecimentos à CPI do Carf

Convocação do presidente do HSBC no Brasil foi um pedido do senador José PimentelO banco HSBC fechou as portas no Brasil, mas as investigações sobre a instituição continuam. Além de envolvida no chamado Swissleaks – escândalo internacional sobre irregularidades que incluiriam, entre outras, a ocultação de R$ 7 bilhões sonegados à Receita Federal do Brasil –, a empresa é suspeita de estar em meio a outro escândalo: o esquema de corrupção dentro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). Para averiguar a possível ligação, a CPI do Senado que investiga o conselho aprovou, nesta terça-feira (14), a convocação do presidente do HSBC no País para prestar esclarecimentos.

Segundo o autor do requerimento, senador José Pimentel (PT-CE), a Polícia Federal identificou depósitos da empresa HSBC BRASIL à empresa SGR Consultoria Empresarial, investigada por suspeita de intermediar o pagamento de propina a conselheiros do Carf.

O órgão é alvo da Operação Zelotes, da Polícia Federal, que deu origem à CPI do Carf e investiga a manipulação de recursos à Receita para reduzir multas aplicadas pelo órgão a grandes empresas. O esquema teria causado a perda de R$ 6 bilhões aos cofres públicos.

Além do presidente do HSBC, a CPI também convocou representantes de outras empresas suspeitas de participação no esquema. Entre elas, a Irmãos Júlio (indústria e comércio de café) e a Penha (grupo comercial de cimento). Outros requerimentos também chamaram para oitivas as assessorias Alfa Atenas e Planeja, ambas investigadas no âmbito da Operação Zelotes, e ex-conselheiros do Carf.

O ex-secretário da Receita e ex-presidente do Carf, Otacílio Cartaxo, que havia sido convocado na reunião anterior do colegiado, não deverá prestar esclarecimentos aos senadores. O autor do requerimento, senador Otto Alencar (PSD-BA), justificou que não há necessidade de ouvir Cartaxo, no momento, uma vez que ainda não há inquérito criminal contra ele no âmbito da Operação Zelotes.

A comissão se reunirá novamente na quinta-feira (16) para votar requerimentos de quebras de sigilos fiscal e bancário de envolvidos nas investigações.

Carlos Mota

 

Leia mais:

Pimentel acredita que esquema montado no Carf pode ter achacado empresas

Comissão aprova requerimentos de Pimentel convocando empresários para depor

Ex-conselheiro do Carf fica ‘mudo’ em comissão

 

Senadores rejeitam convocar ex-ministros sem relação com a Operação Zelotes

 

Petistas querem mudar legislação que beneficia sonegadores fiscais

 

CPI aprova requerimentos de Pimentel convocando 39 conselheiros do Carf

 

Informações da Operação Zelotes são repassadas aos senadores

 

Senado investigará manipulação de julgamentos de sonegadores

To top