“Procurador cumpriu o que era seu dever”, avalia Pinheiro

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, cedeu às pressões do Partido dos Trabalhadores e de outros partidos e pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que investigue a relação do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) e de outros parlamentares com o bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. A iniciativa, anunciada pelo procurador nesta terça-feira (27/03) após reunião com a Frente de Combate à Corrupção, atende ao “dever constitucional da Procuradoria”, na avaliação do líder do PT e do Bloco de Apoio ao Senado, Walter Pinheiro (BA).

“O procurador tomou a atitude a partir de suas atribuições. Obviamente que ele poderia ter feito isso sem a necessidade da gente apresentar uma representação. Mas, ele não atendeu a um pleito meu ou dos partidos. Ele atendeu a um dispositivo constitucional. Dessa forma, cabe agora ao Supremo autorizar uma investigação em relação aos parlamentares citados nos documentos da Operação Monte Carlo. E a expectativa é de que esse processo se instale e que haja um encaminhamento do ponto de vista judicial”, ponderou Pinheiro, durante entrevista coletiva à imprensa.

Questionado sobre um possível apoio do PT a uma representação no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa, o senador afirmou que é preciso aguardar a apuração. Ele ressaltou que o corregedor do Conselho, Vital do Rego (PMDB-PB), solicitou à PGR acesso ao relatório produzido na operação para averiguar se houve quebra de decoro. “Qualquer desdobramento dessa natureza vai depender do material que vai ser enviado a Corregedoria. Vale lembrar que o julgamento de crime não pode ser feito por parlamentares. No Senado, são tratadas questões que envolvem decoro parlamentar. Crime é na Justiça, não é nossa atribuição”, disse.

A postergação de um pedido de investigação no STF, por parte de Gurgel, ficou inviável depois que o PT apresentou, nesta manhã, um pedido de esclarecimento à Procuradoria, questionando a demora no encaminhamento do inquérito. Na semana passada, o próprio procurador declarou que desde 2009 possui informações que sinalizam o envolvimento de deputados e senadores com a máfia que explorava jogos de azar em Goiás, chefiada por Cachoeira – preso desde fevereiro na penitenciária de segurança máxima de Mossoró (RN).

Esta foi a segunda reclamação do partido protocolada na PGR. Na última quarta-feira (21/03), o PT organizou uma representação, assinada por outros três partidos (PSB, PDT e PSol), que pedia a investigação sobre indícios de conduta ilícita de parlamentares na Operação Monte Carlo.

Na defesa
Os recentes acontecimentos somados à explosão de denúncias contra Demóstenes na imprensa motivaram o senador a pedir, também nesta terça, o afastamento da liderança do DEM no Senado. Em carta entregue ao presidente do partido, senador Agripino Maia (RN), o parlamentar goiano disse sucintamente que a decisão tinha por finalidade permitir a ele “acompanhar a evolução dos fatos noticiados nos últimos dias”.

Ao comentar o caso, Agripino garantiu que o partido “irá se mexer”, caso os elementos apresentados pela PGR sejam suficientemente “contundentes”. “É preciso que a Procuradoria apresente os fatos que tem para que o partido e a nação avaliem a gravidade e a qualidade da denúncia”, sustentou.

Dentre as revelações veiculadas pela mídia nos últimos dias, a partir do inquérito da Polícia Federal, está um presente de casamento luxuoso que recebeu do bicheiro, a troca de 298 telefonemas com Cachoeira em um curto período de tempo, um celular Nextel habilitado no exterior também fornecido pelo contraventor, um pedido de R$ 3 mil para pagar um táxi aéreo e, o mais grave, uma sociedade que garantia ao parlamentar 30% do dinheiro recolhido no esquema ilegal de jogos de azar.

Catharine Rocha

Veja a entrevista do senador Walter Pinheiro
{youtube}F_lJ-jNYqAA{/youtube}

Leia mais:

Pinheiro cobra resposta sobre Operação Monte Carlo

Pinheiro quer saber sobre investigação que corre na Procuradoria

Viana quer que Demóstenes se explique da tribuna

Procuradoria já tem representação para agir, diz Pinheiro

Revelações da relação entre Demóstenes e Cachoeira monopolizam noticiário

Partidos pedem investigação sobre congressistas ligados a Cachoeira

To top