abandono

Programa de Cisternas não recebeu dinheiro da União em 2020

Governo federal abandonou de vez programa para atender famílias que precisam de água no semiárido
Programa de Cisternas não recebeu dinheiro da União em 2020

Foto: Ubirajara Machado

O processo de desmonte do Programa de Cisternas chegou ao ápice neste ano: segundo o coordenador do programa na Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), Rafael Neves, o governo Jair Bolsonaro (sem partido) não executou um real do que foi previsto para 2020.

O montante previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano foi de R$ 50,7 milhões, a destinação mais baixa desde a criação do programa. Além disso, houve a previsão de outros R$ 100 milhões, de um fundo do Ministério da Justiça. Mesmo assim, o dinheiro não chegou às famílias atendidas pelo programa, que promove a construção de estruturas para a captação de água da chuva.

Sob risco de acabar por falta de recursos, o programa chegou a ser abarcado no Projeto de Lei da Agricultura Familiar, que aguarda sanção presidencial, mas a proposta é insuficiente se o governo não voltar a investir concretamente, afirma Neves.

Em entrevista ao Brasil de Fato, o coordenador explicou como o programa funciona, quais são as principais dificuldades enfrentadas durante o governo de Bolsonaro e quais os caminhos para que as famílias continuem sendo atendidas.

Confira a íntegra da entrevista

To top