Transparência

PT aciona Justiça por fim de sigilo na reforma da Previdência

Senadores questionaram decisão do governo de levantar sigilo sobre estudos relacionados ao projeto de reforma
PT aciona Justiça por fim de sigilo na reforma da Previdência

Foto: Agência Brasil

O Partido dos Trabalhadores e outras legendas entraram nessa segunda-feira (22) com um mandado de segurança coletivo na Justiça Federal para exigir do Ministério da Economia e da Casa Civil que os dados relativos a proposta de reforma da Previdência de Bolsonaro se tornem públicos.

PT, PDT, Psol e PCdoB solicitaram aos ministros Paulo Guedes (Economia) e Onyx Lorenzoni (Casa Civil) que as informações sejam apresentadas antes da sessão da Comissão de Constituição de Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara, que deve ocorrer no dia de hoje (23) e dar sequência nas discussões da PEC 6/2019.

Na prática, ao restringir o acesso aos documentos, o governo impede que a sociedade civil tenha acesso aos estudos que sustentam a tentativa de endurecimento das regras de acesso à aposentadoria.

“É vergonhoso esconder do cidadão o acesso aos dados econômicos que embasam o texto da reforma da Previdência. O presidente [da República] não sabe do que fala, e os aliados escondem o que não podem explicar”, disse o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE).

[pdf-embedder url=”https://ptnosenado.org.br/wp-content/uploads/2019/04/MS-Coletivo-Sigilo-de-Documentos-Reforma-Previdência.-rev3.pdf” title=”Acesse o documento”]

Leia mais:

Senadores questionam sigilo do governo em torno de reforma

To top