PT homologa senador Humberto como candidato a prefeito

:: Da redação13 de junho de 2012 15:48

PT homologa senador Humberto como candidato a prefeito

:: Da redação13 de junho de 2012

Por 28 votos a favor e 17 contra, a Executiva municipal do PT em Recife (PE) homologou, na noite da última segunda-feira (11/06), o nome do senador Humberto Costa como pré-candidato único do partido à prefeitura da capital pernambucana. A decisão atende a orientação da Comissão Executiva Nacional. Na mesma reunião, o diretório também marcou, para o próximo dia 29/06, a convenção do partido em Recife, que oficializará o nome do seu candidato e a chapa que disputará a eleição na capital.

A definição final ainda depende da apreciação de um recurso feito pelo atual prefeito, João da Costa, no Diretório Nacional contra a decisão da Executiva do partido e do seu principal aliado, o PSB, que ameaça romper e lançar candidato próprio.

João da Costa classificou a intervenção do PT em Recife como um “ato de força”. Além disso, ele alega ter cumprido todas as determinações do partido e quer que a legenda o reconheça como candidato.

A executiva convocou uma reunião para analisar o recurso, mas a data ainda não foi definida. O encontro deve ocorrer até o dia 30. A Justiça Eleitoral determina a oficialização de candidaturas em convenções até essa data.

Lula
Após encontro realizado entre o ex-presidente Lula, o presidente nacional do PT, Rui Falcão e o senador Humberto Costa, o ex-presidente afirmou, durante reunião no Instituto Lula, em São Paulo, na última terça-feira (12/06), que fará campanha pela Frente Popular na capital pernambucana. A conversa durou aproximadamente uma hora.

Desdobramentos
Preocupado com a indefinição dos aliados, o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, exonerou quatro secretários de seu governo e os nomeou pré-candidatos à prefeitura.

Com informações de agencias online

Leia mais:
Nota oficial do PT sobre a escolha do candidato a prefeito do Recife

Executiva Nacional confirma candidatura de Humberto para prefeitura do Recife

Leia também