Efeito Lula

PIB recorde, emprego em alta e inflação em queda

Líder do PT no Senado, Fabiano Contarato, e senador Humberto Costa exaltam indicadores positivos da economia: prévia do PIB de 3,3%, quase 200 mil empregos gerados e inflação caindo para 0,57% em abril

Plano Emergencial emprego renda PT

PIB recorde, emprego em alta e inflação em queda

Foto: Reprodução

Recorde histórico na prévia do PIB, geração de empregos em forte alta, inflação em queda. Em três dias, os resultados dos principais indicadores econômicos do país confirmam, em números, o mote da campanha dos primeiros 100 dias de governo Lula: o Brasil voltou para cuidar da nossa gente.

Nesta sexta-feira (28), o Banco Central informou que o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica), considerado a prévia do PIB, subiu 3,32% em fevereiro ante o mês anterior. Foi o maior crescimento para fevereiro em toda a série histórica, iniciada em 2003, e três vezes melhor do 1,1% projetado pelo mercado financeiro. Em relação a fevereiro de 2022, a alta foi de 2,76%.

Na quinta (27), o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego, registrou a criação de 195 mil empregos com carteira assinada em março — quase o dobro (+97,6%) do registrado no mesmo período de 2022. Houve saldo positivo em 22 estados e em 4 dos 5 grandes agrupamentos de atividades econômicas. Desde o início do ano, foram gerados 526 mil postos de trabalho formal.

Na quarta (26), o IBGE divulgou o IPCA-15 de abril, a prévia da inflação do mês, que desacelerou para 0,57% — o mercado esperava 0,61%. Em março, o índice mediu 0,69% e, em fevereiro, 0,76%. No acumulado de 12 meses, o IPCA-15 ficou em 4,16%, abaixo dos 5,36% dos 12 meses anteriores.

Para o líder do PT no Senado, Fabiano Contarato (ES), os números são conquistas de um governo sério e comprometido com o país.

“Os resultados mostram bem a que veio o governo Lula. A inoperância dos últimos anos já é coisa do passado. O Brasil voltou! E retomou obras paralisadas, garantiu recursos para combater a fome, para a vacinação, para a educação, da creche à universidade, e reassumiu seu lugar como protagonista internacional, atraindo investimentos e harmonizando o ambiente de negócios”, resumiu.

“Isso abre caminho para o crescimento com redução da desigualdade. E isso é só o começo. Imagine quando baixar os juros?”, completou, em referência à insistência do BC em reduzir a taxa básica de juros (Selic) para destacar ainda mais o crescimento do país.

O senador Humberto Costa (PT-PE) também comemorou os números. “Prévia do PIB avança 3,3% em fevereiro, maior alta em 33 meses. Saldo de 195 mil novos empregos com carteira assinada, o dobro de março de 2023. Inflação desacelera e fica abaixo da meta. É o efeito Lula na economia!”, afirmou.

“O governo da união e da reconstrução segue trabalhando para melhorar a vida do povo brasileiro. O brasileiro já começa a pagar menos na comida. A reconstrução do país é um processo longo e a queda na inflação nos últimos três meses mostra que este é o caminho certo. O Brasil do emprego voltou. É com oportunidade e emprego que o povo vai voltar a ser feliz. É muita coisa acontecendo em tão pouco tempo!”, completou Humberto.

To top