parlamento

PT no Senado decide apoiar candidatura de Davi Alcolumbre

Senadores se reuniram com o colega na tarde desta quarta-feira (13/11). Beto Faro destacou a experiência e a capacidade de liderança de Alcolumbre

Alessandro Dantas

PT no Senado decide apoiar candidatura de Davi Alcolumbre

PT no Senado se reuniu nesta quarta-feira (13/11) com o senador Davi Alcolumbre

Os senadores e senadoras do PT se reuniram na tarde desta quarta-feira (13/11) e, na oportunidade, decidiram apoiar o nome do senador Davi Alcolumbre (União-AP) na disputa para a sucessão da presidência da Casa, prevista para fevereiro do próximo ano.

De acordo com o líder do PT no Senado, Beto Faro (PA), a decisão da bancada foi tomada após Davi Alcolumbre se comprometer com a luta pelo fortalecimento das instituições democráticas do país.

“Tivemos uma boa conversa na tarde de hoje, e o senador Davi renovou o compromisso com o PT na defesa da democracia. É fundamental que, neste momento de reconstrução nacional, nós tenhamos equilíbrio e experiência no comando das nossas instituições. E o senador Davi já provou ter a capacidade de gestão e liderança para dar continuidade ao trabalho desempenhado pelo senador Rodrigo Pacheco”, declarou o senador Beto Faro.

A bancada do PT no Senado conta com nove senadores.

Ao todo, serão eleitos 11 novos integrantes para compor a Mesa Diretora: um presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários titulares e quatro secretários suplentes.

Ao presidente, cabe convocar e presidir as sessões do Senado e as sessões conjuntas do Congresso Nacional, dar posse aos senadores e fazer comunicação de interesse do Senado e do país, a qualquer momento, no plenário.

Além disso, o presidente define os projetos que devem ir à votação, de acordo com as regras regimentais, retira proposição de pauta para cumprimento de despacho, correção de erro ou omissão no avulso eletrônico e para sanar falhas da instrução, além de decidir as questões de ordem.

Também é função do presidente impugnar proposições contrárias à Constituição, às leis, ou ao regimento.

Ainda de acordo com o regimento, o presidente terá apenas voto de desempate nas votações abertas, mas sua presença conta para efeito de quórum, podendo, em votação secreta, votar como qualquer senador.

To top