JUSTIÇA

PT no Senado elogia indicação de Zanin para ministro do STF

Senadores destacam competência e visão social do nome indicado por Lula para substituir Ricardo Lewandowski na corte

Advogado Cristiano Zanin

PT no Senado elogia indicação de Zanin para ministro do STF

Cristiano Zanin foi indicado pelo presidente Lula para substituir o ministro Ricardo Lewandowski no STF. Foto: Alessandro Dantas

Competente, experiente e defensor de direitos sociais. Assim foi descrito pela bancada do PT no Senado o advogado Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Lula para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em breve, ele será sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. Em seguida, a indicação será submetida ao Plenário. Zanin deverá ocupar a vaga do ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou no início de abril.

O líder do PT no Senado, Fabiano Contarato (ES), elogiou a trajetória do advogado, principal responsável pela anulação da sentença que condenou Lula e pelas 24 vitórias judiciais do presidente durante a perseguição política imposta pela Operação Lava Jato.

“Cristiano Zanin é um advogado respeitado, tem carreira jurídica consolidada e atende todos os requisitos para ser o mais novo ministro do STF. Certamente terá amplo apoio no Senado em razão do seu notório conhecimento jurídico”, apontou Contarato.

Para ele, Zanin será uma importante voz em defesa dos mais necessitados. “Que a sua jornada como ministro da mais alta Corte de Justiça seja permeada por razão, sensibilidade e atenção aos mais vulneráveis, sempre tão sujeitos a graves violações de direitos em nosso país”, afirmou.

Na mesma linha, o senador Rogério Carvalho (PT-SE) considerou acertada a indicação de Zanin. “Trata-se de um nome que tem demonstrada competência e qualidade técnica para ocupar a posição de ministro na Suprema Corte do país”, afirmou.

Quem é Zanin

Cristiano Zanin Martins tem 47 anos e é formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1999. É especialista em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transnacionais.

Foi advogado do presidente Lula nos processos da Operação Lava Jato. Sua atuação resultou na anulação das condenações de Lula pelo STF.

Por iniciativa dele, a Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU) reconheceu que a prisão de Lula, em 2018, violou o devido processo legal e que, por isso, a proibição de participar da eleição daquele ano violou os direitos políticos do atual presidente.  

É cofundador do Instituto Lawfare, que produz conteúdo científico sobre o tema e a análise de casos emblemáticos. Lawfare se caracteriza pelo uso indevido e o abuso da lei para fins políticos e militares. Zanin também escreveu o livro Lawfare: uma introdução (2019).

O advogado foi professor de direito civil e de direito processual civil na Faculdade Autônoma de Direito (Fadisp).

(Com Agência Brasil)

To top