A Bancada do PT no Senado saúda a histórica vitória de Pedro Castillo, candidato do partido Perú Libre, nas recentes eleições presidenciais.
A vitória de Pedro Castillo, candidato oposicionista de esquerda, é consequência direta dos terríveis efeitos socioeconômicos negativos das políticas neoliberais de governos anteriores e de uma condução do combate à pandemia que sacrificou, e anda sacrifica, centenas de milhares vidas de cidadãos daquele país vizinho e irmão.
Assim sendo, a vitória de Pedro Castillo, um professor da rede pública, representa uma aposta na solidariedade, na igualdade, na educação para todos, no emprego decente, no salário digno, na soberania e em um Peru mais justo, democrático e próspero.
Ela representa, sobretudo, uma aposta na vida.
Por outro lado, a Bancada condena as tentativas da candidata derrotada de contestar os resultados do pleito limpo e transparente, com o objetivo solerte de fragilizar a democracia peruana e de investir no caos político e em aventuras autoritárias. Esse tipo de manobra golpista, já ocorrida recentemente em países como Brasil e Bolívia, não pode ter mais lugar no nosso continente.
Por último, a Bancada parabeniza o povo peruano por sua conduta pacífica e democrática e faz votos de que o Peru, sob a liderança de Pedro Castillo, alcance elevados patamares de democracia, progresso econômico e justiça social.
Senador Paulo Rocha (PA)
Líder da Bancada do PT no Senado