Em Brasília

PT promove seminário para debater segurança pública

“É preciso construir saídas estruturantes para além das políticas de austeridade e de guerra", defende Lindbergh Farias
:: Da redação7 de março de 2018 19:20

PT promove seminário para debater segurança pública

:: Da redação7 de março de 2018

Nesta segunda-feira, 12 de março, em Brasília, será realizado o “Seminário Segurança Pública Cidadã” para debater a situação da segurança pública no país e formular propostas para orientar a ação parlamentar e contribuir com o plano de governo do futuro governo do PT.

O seminário é organizado pelas lideranças da Bancada do PT no Senado e do Câmara e Fundação Perseu Abramo. O seminário ocorrerá no Auditório Interlegis, no Senado Federal, a partir das 15 h30.

“É preciso construir saídas estruturantes, para além das políticas de austeridade e de guerra”, defende o líder da Bancada do PT no Senado, senador Lindbergh Farias (PT-RJ). Para Lindbergh com “a política de austeridade fiscal, com Emenda Constitucional 95, nós não vamos resolver a situação”.

A presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR) alerta para o fato de todos os estados brasileiros estarem passando por uma “situação muito séria” na área da segurança pública e que essa é uma questão para a qual não existe uma “solução simples” focada apenas na repressão como a intervenção iniciada no Rio de Janeiro.

“Quando dizemos que temos que investir em políticas sociais, em trabalho, em emprego, em renda, em cultura e lazer, nós queremos dizer que temos que investir naquilo que é preventivo à questão da violência ou preparar a nossa sociedade, as nossas comunidades, para que tenham perspectiva e esperança”, aponta Gleisi.

“A sociedade brasileira precisa saber que segurança pública é um tema que vai muito além de combate à criminalidade – não que esse governo golpista tenha alguma vontade política real de fazer isso – com pirotecnia e espetáculo midiático”. diz o líder do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta (PT-RS). “Vamos fazer esse evento para ampliar esse debate e apresentar as propostas do PT, que são fruto de um amplo diálogo com a sociedade civil e especialistas do setor”.

Além dos parlamentares, participarão do seminário especialistas e autoridades da área. Entre os convidados estão José Eduardo Cardozo, ex-Ministro da Justiça, Emylson Farias da Silva, secretário de Segurança Pública do Acre e Jaqueline Muniz, professora do Departamento de Segurança Pública da UFF.

 

Leia também