Reconhecimento

Quatro senadores do PT estão entre os 10 melhores do Senado

Divulgado nesta quinta (21), Prêmio Congresso em Foco capta força da bancada do Partido dos Trabalhadores. Humberto Costa (PE) conquista a 2ª colocação na votação popular, enquanto Paulo Paim (RS) fica em 4º, Jaques Wagner (BA) em 7º e Rogério Carvalho em 9º. Jean Paul Prates (RN) foi um dos cinco destaques na categoria Defesa da Educação no Congresso
Quatro senadores do PT estão entre os 10 melhores do Senado

Foto: site Congresso em Foco

O Partido dos Trabalhadores emplacou quatro nomes entre os 10 melhores senadores do país. O feito foi divulgado na noite desta quinta-feira (21) durante a apresentação do Prêmio Congresso em Foco, que anualmente promove a escolha dos destaques no Senado e na Câmara, também divididos em categorias temáticas.

Na categoria principal, “Melhores no Senado”, o senador Humberto Costa (PT-PE) ficou em segundo lugar. Em quarto, aparece o senador Paulo Paim (PT-RS). Já o senador Jaques Wagner (PT-BA) surge na sétima colocação e o senador Rogério Carvalho (PT-SE), em nono.

Vale registrar que a bancada do PT possui seis senadores e que, dos quatro incluídos na lista, dois – Humberto e Rogério – integram a CPI da Covid, demonstrando a importância da comissão para o cenário político nacional neste ano. Além deles, os outros seis premiados também tiveram participação destacada na investigação do Senado (veja a lista abaixo).

O senador Jean Paul Prates (PT-RN), líder da Minoria do Senado, também foi premiado e integra a lista de cinco destaques na categoria “Defesa da Educação” no Congresso (Senado e Câmara), com voto do júri de especialistas. Jaques Wagner também ficou entre os 5 destaques do Senado no voto do júri.

2 milhões de votos

Esta 14ª edição do Prêmio contou com quase 2 milhões de votos pela internet, em votação popular, combinada com as escolhas de um juri de especializado.

“A Bancada do PT no Senado é um orgulho para o país. Lutamos diariamente pelo povo e ter esse reconhecimento da população é fundamental. Parabéns aos nossos parlamentares, aguerridos sempre pelo melhor para o Brasil”, afirmou o líder da bancada, senador Paulo Rocha (PT-PA).

Ao discursar no evento de entrega da premiação, Humberto Costa destacou o trabalho realizado pela CPI, cujo relatório final será votado na próxima terça-feira (26).

“Tenho ampla convicção do trabalho que nós realizamos até aqui com a CPI da Covid. Esse foi o maior acontecimento político até o momento. Lembro de quando começamos a coletar as assinaturas pra realizar a CPI. A CPI serviu pra mostrar os crimes acometidos durante este momento. Então eu quero dedicar este prêmio às mais de 600 mil vidas perdidas pela pandemia da Covid-19. Este é um reconhecimento do nosso trabalho e nosso objetivo é defender a democracia e ao povo brasileiro”, disse o senador.

Paulo Paim também agradeceu pela quarta colocação. “Agradeço os votos dos internautas no Prêmio Congresso em Foco. Seguimos em frente, defendendo os direitos humanos, a justiça social, as diversidades; combatendo o racismo e todas as formas de discriminação”, afirmou.

“É orgulho que chama! Agradeço a todos e todas que votaram e me escolheram como um dos melhores senadores do país. Fico muito feliz com o reconhecimento do nosso trabalho e por poder levar esse importante prêmio para a Bahia, estado que eu tanto amo e tenho a honra de representar”, disse Jaques Wagner.

“Estar pela terceira vez entre os melhores do Senado no prêmio Congresso em Foco é uma honra para mim, mas também é motivo de gratidão pela confiança de vocês. Obrigado!”, afirmou Rogério Carvalho.

Por sua vez, Jean Paul homenageou Fátima Bezerra (PT), a quem substituiu no Senado após eleita governadora do Rio Grande do Norte. “Muito feliz em ter sido escolhido pelo Júri do Congresso em Foco como um dos parlamentares destaque na área da educação. Rendo aqui minhas homenagens à professora Fátima Bezerra, de quem herdei a missão. Meu compromisso é lutar pela construção de um país melhor para todos e todas”, disse.

Os 10 “Melhores do Senado” do Congresso em Foco

1º – Randolfe Rodrigues (Rede-AP)
2º – Humberto Costa (PT-PE)
3º – Fabiano Contarato (Rede-ES)
4º – Paulo Paim (PT-RS)
5º – Simone Tebet (MDB-MS)
6º – Alessandro Vieira (Cidadania-SE)
7º – Jaques Wagner (PT-BA)
8º – Eliziane Gama (Cidadania-MA)
9º – Rogério Carvalho (PT-SE)
10º – Otto Alencar (PSD-BA)

Veja aqui a lista completa dos premiados

To top