Agência Brasil

O recorde representa um passo importante para que o Brasil atinja as metas do Plano Nacional de Turismo
O turismo brasileiro iniciou o ano superando mais um recorde, comprovando que o Brasil se torna um destino turístico cada vez mais atrativo. Em janeiro de 2025, 1.483.669 turistas internacionais desembarcaram em solo brasileiro. É o melhor primeiro mês do ano desde 1970, início da série histórica.
Os dados levantados pelo Ministério do Turismo, pela Embratur e pela Polícia Federal representam um aumento de 55% em relação ao mesmo período de 2024, quando houve registro de 956.737 visitantes vindos de outros países.
O volume registrado em janeiro também superou o recorde anterior, que pertencia ao primeiro mês de 2017, quando o Brasil recebeu 1.107.628 turistas internacionais. O crescimento representa avanço de 34%, consolidando janeiro de 2025 como o mais movimentado para o turismo internacional.
Na avaliação do senador Rogério Carvalho (SE), líder do PT, o desempenho mostra a mudança de patamar do setor turístico sob a gestão do presidente Lula. Assim, com políticas eficazes para o setor, o Brasil volta a ser atrativo para que cidadãos de outros países decidam viajar ao Brasil.
“O Brasil está mais forte e mais atrativo para o mundo, e os números divulgados refletem a retomada do nosso país como destino global, impulsionada pelos investimentos estratégicos do governo Lula no setor. Com políticas sérias, infraestrutura aprimorada e valorização das nossas riquezas culturais e naturais, estamos transformando o turismo em um pilar fundamental para o crescimento econômico, a geração de empregos e o desenvolvimento sustentável”, destacou Rogério.
“O governo Lula entende que investir no setor é fortalecer a economia, atrair divisas, gerar oportunidades e melhorar a qualidade de vida da nossa gente, colocando o Brasil de volta ao caminho do crescimento e da inclusão. Seguiremos firmes, ampliando investimentos e consolidando nosso país como um dos principais destinos turísticos do mundo”, completou o líder do PT no Senado.
Comércio espera receita de R$ 12 bilhões no turismo durante o carnaval
Já o senador Humberto Costa (PT-PE) aponta que o aumento do número de visitantes estrangeiros também se deve ao momento de normalidade democrática e de harmonia no país, que faz com que o Brasil volte a ser respeitado internacionalmente.
“Nós temos um país inspirador, que voltou à normalidade democrática, que tem um povo em paz consigo, um Brasil harmônico com o meio ambiente em que as boas pautas são cultivadas. Voltamos a ser ouvidos e apreciados pelo mundo. Isso é, seguramente, um forte indutor do turismo internacional, calcado, também, obviamente em sólidas políticas de atração de estrangeiros para conhecer o nosso Brasil”, afirmou Humberto.
Programa Mais Professores dá desconto a docentes em hospedagens
Para o senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do Governo Lula no Senado, o aumento histórico do número de visitantes estrangeiros em janeiro é motivo de orgulho e anima ainda mais, especialmente às vésperas do Carnaval.
“É resultado de muito trabalho do governo federal e dos governos estaduais, movimentando a economia do país e fortalecendo a indústria do turismo”, destacou.
No caso da Bahia, houve quase 60% a mais de turistas de fora em relação a janeiro de 2024, pulando de 16 mil para 26 mil.
“O Brasil é exuberante em beleza natural e em produção cultural, e nosso estado simboliza boa parte da construção da identidade nacional, desde sua origem, daí o interesse do turista. É muito bom saber que o trabalho de fortalecimento do turismo está aquecendo a economia com resultados positivos para o pequeno, médio e grande negócio, fazendo com que mais e mais pessoas conheçam a força do nosso povo e as riquezas do país”, concluiu.
O recorde já no início do ano representa um passo importante para que o Brasil atinja as metas do Plano Nacional de Turismo (PNT), cujo foco é consolidar o país como o principal destino turístico da América do Sul, alcançando 8,1 milhões de turistas internacionais por ano e gerando mais de US$ 8,1 bilhões em receitas até 2027.
“O Brasil se destaca como um dos principais destinos turísticos da América do Sul. Iniciamos o ano de forma excepcional, resultado dos esforços do governo do presidente Lula e do setor para promover nosso país no exterior, melhorar a infraestrutura turística e facilitar o acesso dos viajantes. Seguimos trabalhando para que essa tendência continue impulsionando a economia e gerando novas oportunidades para os brasileiros”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Com informações da Secom