Nivia Uchoa/Governo do Ceará

Os números do emprego seguem positivos no atual governo do presidente Lula. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que no segundo trimestre deste ano, por exemplo, a desocupação caiu a 5,8% no Brasil. Foi a primeira vez que o indicador ficou abaixo de 6% na série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), iniciada em 2012.
Outro dado registrado em reportagem da Folha de S. Paulo, desta segunda-feira (11/8), mostra que o chamado nível da ocupação, que mostra o percentual de pessoas de 14 anos ou mais que estão trabalhando, alcançou 58,8%, recorde da série.
O total de trabalhadores ocupados (102,3 milhões), a renda média mensal (R$ 3.477), o número de empregados com carteira assinada no setor privado (39 milhões) e o contingente de profissionais por conta própria (25,8 milhões) também alcançaram as máximas históricas.
Brasil cria 1,2 milhão de empregos formais no semestre
O líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (SE), utilizou as redes sociais para mostrar a diferença, na prática, entre um governo que busca criar oportunidades e incluir a população no mercado de trabalho e aqueles que, num passado recente, estavam mais preocupados em reduzir os direitos dos trabalhadores.
“Enquanto no passado destruíram postos de trabalho e tiraram direitos, hoje o Brasil cria oportunidades, amplia a formalização e devolve dignidade a milhões de famílias. O recorde no mercado de trabalho é prova de que o país cresce quando se governa para o povo. O Brasil está no rumo certo. E vamos avançar ainda mais”, afirmou Rogério Carvalho.
A senadora Teresa Leitão (PT-PE) destacou que os números sobre o mercado de trabalho reforçam, que o país, sob o comando do presidente Lula, apresenta um forte crescimento econômico.
“Os dados indicam um resultado expressivo no mercado de trabalho brasileiro e mostram que, sob o comando do presidente Lula, nosso país está em um momento de forte crescimento econômico, investimentos públicos e privados e fortalecimento de setores estratégicos. Vale reforçar que tudo isso tem impacto direto na renda das famílias, no consumo e na redução das desigualdades sociais”, elencou a senadora.
Vagas na área de educação fazem o desemprego ser o menor já registrado
Já o senador Humberto Costa (PT-PE) enfatizou que os dados são um exemplo claro de uma política responsável e consistente implementada pelo presidente Lula.
“Os recordes históricos na queda de desemprego e na taxa de ocupação com carteira assinado são exemplo claro de uma política consistente e responsável empreendida pelo presidente Lula. Estamos próximos de devolver ao Brasil à era do pleno emprego, a que já havíamos chegado nos governos anteriores de Lula e Dilma”, destacou o senador.