Alessandro Dantas

Senadores do PT participaram nesta segunda-feira (2/2) da sessão de abertura do ano legislativo de 2026. A inauguração da quarta e última sessão legislativa da 57ª Legislatura (iniciada em 2023) reuniu senadores e deputados federais no plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados.
A mensagem do Poder Executivo ao Congresso Nacional foi entregue pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa. Em nome do presidente Lula, o deputado Carlos Veras (PT-PE) fez a litura da mensagem que destacou os feitos do governo nos últimos anos e apontou as prioridades para o último ano da gestão.
“Nosso próximo desafio é o fim da jornada 6×1 de trabalho, sem redução de salários. O tempo é um dos bens mais preciosos para o ser humano. Não é justo que uma pessoa trabalhe duro toda semana e tenha apenas um dia para descansar o corpo e a mente”, diz trecho da mensagem presidencial.
O senador Rogério Carvalho (PT-SE), relator da PEC 148/2015 reiterou que uma das prioridades será a ampliação do debate e a aprovação do tema.
“Aprovamos projeto na Comissão de Constituição e Justiça, da qual eu fui relator. Nós vamos discutir esse tema. Esse é o projeto que mais vai mexer com a vida dos brasileiros. São 38 milhões de beneficiados. Essa matéria é extremamente relevante”, destacou o senador.
O senador Beto Faro (PT-PA) também apontou a necessidade de aprofundamento do debate em torno da proposta de redução da jornada de trabalho. Além disso, o parlamentar citou outras importantes votações que devem ocorrer neste ano, como o Gás do Povo, a MP do Seguro-Defeso e a PEC da Segurança Pública.
“O presidente Lula tem levantado, junto com a população, a pauta do fim da jornada 6×1, que pretendemos votar no Congresso Nacional. Temos um conjunto de ações e matérias que precisaremos fazer o debate e as votações”, enfatizou.



